H e r a n ça

Encontrou a amiga no Mercado da Encruzilhada. Há muito tempo não se viam. Foi uma alegria o reencontro inusitado. Foram logo para um dos quiosques do mercado, um café, tomar um expresso. E logo começou o cascatear de lembranças. Depois de atualizarem as coisas, a amiga quis saber se ele continuava o mesmo empata-samba do passado, divergindode tudo, um dissidente eterno. O homem assentiu, riu e resumiu oque el já sabia de cor e salteado:

"Veja bem, Neguinha (só a chamava assim desde a infância), vou ser preconceituoso: acho que os exemplos são uma espécie de herança. Palavra de honra.Eu acho que recebi bons exemplos dos meus pais. Sem esses exemplos eu poderia ter adentrado nos meandros do mal, ou me tornado um homem alienado e um ambicioso a mas na vida. Meu pai foi o homem mais honesto que conheci. E era espírita e comunista como você sabe. E minha mãe era católica. Fi Filha de Maria. Não me tornei nem espírita e nem católico, nem participei do partido comunista. Sabe oque fiz? Aproveitei a média dos bons exemplos e crenças dos dos dois. Do meu pai herdei muito as idéias socialistas e sua crença de que a morte não interrompe a vida.Da minha mãe a crença em Deus, Cristo, Nossa Senhora. E entendi, Neguinha, que a Força Superior das irradiações do meu pai era o mesmo Deus da minha mãe. Sou grato aos exemplos deles. O resto aprendi comigo mesmo e com a vida. Nunca esqueço., por exemplo, o que disse Guimarães Rosa:"Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também não prejudica demais. A gente se levanta, a gente sobe,a gente volta! O correr da vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e desinquieta. O que a vida quer da gente é coragem".

Pediram outro cafezinho, trocaram telefones e endereços, se abraçaram e pisaram no barro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/11/2019
Código do texto: T6799681
Classificação de conteúdo: seguro