Militante e feijãozinho com torresmo

ERA um radical de esquerda, um sujeito caladão e avesso à boemia, sua diversão era ler os manuais socialistas, os romances russos e ouvir música clássica.

Só saía de casa para o trabalho e para as reuniões do agrupamento político. E tome ouvir discussão das tendências. Não falava, só ouvia e, disciplinado, seguia a decisão da maioria.

Mas aí (esse aí é uma parada) pintou na sua vida uma cabrocha chamada Naninha, linda, sensual, alegre e doida por uma farrinha e pela boemia. Foi apresentado a ela por um militante dissidente na porta de um mercadinho. Arriou-se os quatro pneus pela morena. Deixou a clausura, os manuais socialistas, os romances de Dostoiévski, a musica clássica e também começou a faltar às reuniões políticas. Como a morena simpatizou com ele, passou a quase morar com ela. E feliz.

Mas, infelizmente, aí (olha o danado novamente) apareceu no pedaço que frequentavam um novato, bom dançarino, alegre, contador de piadas e, pasmem, cantava e tocava violão. Foi logo convidado por Naninha para comer seu feijãozinho com torremo. E o militante foi para a regra três, para o banco. Curtiu uma fossa danada, arrumou uns discos de Lupiscínio Rodrigues e haja dor de corno. Então voltou para a chatura das reuniões. Triste, mas não tinha outra alternativa. Numa delas estava debatendo como organizar uma manifestação, local, oradores... E militante absorto olhando para um ponto indeterminado. Nisso sem querer olhou para a porta e viu uma moreninha que ajudava Naninha fazendo um sinal para ele. Saiu correndo, o coordenador viu naquilo uma falta e fez cara feia. A moreninha disse a ele: - Sinhá Naninha mandou lhe chamar para comer um feijãozinho com torresmo nos trinques, só você e ela. O coordenador notando que ele ia sair reclamou que a pauta não estava ainda fechada, mas ele apenas riu e disse de alto e bom som: - Decidam sem mim, agora tenho uma grande prioridade, comer um feijão zinho com torresmo na casa de Naninha.

Quando chegou na sala sentiu logo o cheiro vindo da cozinha, e ouviu o som tocando a musica Feijjaozinho com torresmo cantada por Maria Creusa. Foi uma festa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/12/2019
Código do texto: T6825234
Classificação de conteúdo: seguro