OS OROGONOFOS (contos)

Existe um lugar no extremo sul de certo país chamado Orogonoifa, seus habitantes são os orogonofos, a capital é orogonoifália e por costume usam muito de orogonofas que é o hábito em toda Orogonoifa. Certo orogonofo fundou um gonoifo (partido político) que cresceu muito até se tornar grande , esse orogonofo tinha um ogoronofinho ao qual ensinava a fazer orogonofas e assim foi. O orogonofinho estudou e se formou em jurinoifo e cresceu muito como jurinoifo e ficou conhecido como João e todos amavam e idolatravam o João. Aí João foi chamado para assumir um cargo importante e de grande responsabilidade, João se fazia humilde e manso, mas no fundo criava muitas orogonofas com seus irmão orogonofos, tudo ocultamente e isso por quase quatrocentos dias, o povo não sabia e o amava. Certo sr. Niba descobriu as orogonofas (tramas) do João, pôs tudo sobre a mesa e ele empalideceu, ficando sem palavras; esperou-se a razão daquilo tudo e nada. No outro dia João convocou uma colenoifa (coletiva) com a mídia orogonofa que cultiva só orogonofas,, tirou sua máscara de João e disse estar deixando o cargo importante (deixou o barco) e proferiu suas orogonofas em profusão. Antes em oculto aconselhou-se com seus aliados orogonofos que o persuadiram a pular do barco. O orogonofo que era amado como João fez profunda traição alegando tantas orogonofas e que poderiam ser provadas em certa reunião. Antes o orogonofo passou para a mídia orogonofa suas orogonofas e esta mídia apresentou as orogonofas em rede nacional como fossem verdades absolutas. Organizados orogonofos prepararam o depoimento do orogonofo-mor somente com orogonofos e havia também entre eles uma orogonofa, todos seus conhecidos e ex-comandados. Depoimento vai, depoimento vem cheio de orogonofas, pois o orogonofo-mor só fala orogonofas; ao térmno do depoimento, depois de muitas horas, um dos orogonofos mandou vir uma pizza para comemorar o depoimento do João, digo orogonofo. Orogonofos são ligados a orogonofos e só falam, semeiam, comem e espalham pelo ar suas orogonofas que estão no sangue de todos os nascidos em Orogonoifa.

Por não encontrar palavras apropriadas no dicionário para definir a traição de certo João, criei orogonofo nascido em orogonoifa que só fala orogonofas!

Muita gente disse estar decepcionada, achei o termo muito fraco pela gravidade dos fatos e passei a definir o João como orogonofo. Esta definição não existe nos dicionários, mas é apropriada para o João, um orogonofo que só fala orogonofas, nascido em Orogonoifa, terra que usa, por estar entranhada em cada osso, somente orogonofas!!!!

SEDNAN MOURA