Açúcar No Fel

Eric do Vale

Concordei sem emitir opinião, quando disse que o meu pai deveria sentir muito orgulho de mim. E completou:

-Ele sabe das dificuldades que enfrentou para te manter na escola e na faculdade.

FIquei completamente sem ação com aquelas palavras e antes que eu pudesse dizer alguma coisa, continuou:

- Ele tem mesmo que ter orgulho do filho.

Sem dizer uma palavra, dei a entender que estava de acordo com aquela afirmação. O que, de fato, era verdade. Porém, em silêncio, eu disse para nim mesmo: "Ninguém sabe da missa a metade!".

Nunca me dei ao trabalho de olhar para trás, contudo, depois desse dialogo... Constatei que tinha, e tenho, muito do que me orgulhar, pois se, hoje, estou onde estou é consequência do meu esforço.

Levei esse episódio ao conhecimento do meu analista que,por sua vez, passou a tratar disso em cada sessão.

Qual pai não teria orgulho do filho, sabendo que esse, atualmente, está bem posicionado na vida? Por isso, imprimiu e emoldurou o meu diploma, colocando-o na parede da sala de sua casa para que todos "vissem o filho doutor"

Quando cheguei em casa, a minha esposa perguntou:

-Amor, está tudo bem?

-Sim, por quê?

- Você está tão calado.

- Não é nada.

Permaneci calado, o tempo todo, associando o meu diploma pregado na parede com aquela frase: "Ele sabe das dificuldades que enfrentou para te manter na escola e na faculdade." Agora, ele sabe que eu existo!