E NA FINITUDE...(BVIW)

 

Sonia era uma excelente professora de Psicologia Comportamental mais radical, o Behaviorismo, gostava do B.F Skinner, W.M Baum, Catania, ótimos teóriocos comportamentais, mas que visam mais comportamentos observáveis, não acreditando muito em alguma fé ou coisas espirituais. Suas aulas eram brilhantes, desde que alguém não tocasse sobre a existência de Deus ou alguma divindade. Aí a aula se transformava num debate sem fim, com teorias da “conspiração”, já que Deus para ela não ajudava ninguém ou nada.

- Deus é uma muleta para fracos, Ele nem existe, não há alguém que criou o mundo, ele foi feito da explosão de estrelas e planetas, Big Bang, e tantas outras teorias.

- Mas professora, algum ser deve ter criado tanta grandeza...diziam alguns alunos.

- Se Deus existisse não haveria tanta miséria, guerras...

- Existe o mal para que o ser humano aprenda a separar o joio do trigo, ter escolhas por aí ia os debates.

Um belo dia ela adoece com câncer no intestino e fica hospitalizada por muito tempo. Apesar de ser ateia, era muito querida também, sem críticas ou julgamento dos alunos..

Uma das alunas vai visitá-la e se surpreende com o pedido da professora.

_ Por favor Vilma, peça ao seu Deus que me tire desta cama, ou me dê logo uma morte em paz. Tenho pensado nos debates, e tenho visto espiritos aqui no quarto de meus parentes me ajudando. E isso mudou muito os meus conceitos. Creio que há mais mistérios na vida do que podemos ver mesmo. Aprendi muita coisa nesta cama do hospital, tive tempo para pensar. Creio que a doença foi para mim uma lição de vida, nesta escola do existir no mundo.

-Sim ! É na hora da dor que temos a percepção mais aguçada, é a hora que precisamos de forças e socorro, estamos mais vulneráveis, então a fé nasce em algum poder superior. É assim que explica a fé, sentir que algo maior nos governa, que nada sabemos do futuro, mas que existe a causa e o efeito, isso é o poder da divindade mostrando todo o seu existir espiritual.

Dias depois ela morre, mas morre em paz, com fé de que algo poderoso existe, morreu dizendo que seus pais estavam vindo buscá-la.

 

Tema BVIW : Na escola da vida

 

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 02/08/2022
Código do texto: T7573393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.