O Preconceito e a Inveja ou Conversa entre Duas Amigas

O Preconceito e a Inveja ou Conversa entre Duas Amigas

(caso verídico)

-Oi!Há quanto tempo não te vejo!Senta, hoje está frio ,vem tomar um vinho comigo enquanto me pões a par do que tem te acontecido!Ainda estás inteira!,disse Meg.

A interpelada,Maria ,mulher mais jovem,animada por aquele convite alegre ,ficou ao seu lado.

-Porque sumiste de Riocomprido,afinal?

Ela que há muito tempo era boca fechada sobre suas intimidades, abriu a boca, para uma Meg que,durante seu relato,mulher sensível que era,por isto mesmo escolhida por Maria para relatar os acontecimentos, ficava apavorada e cada vez mais de olhos arregalados:

"-Lembras daquela época em que nos conhecemos?Eu era jovem,elegante,quase bonita. Casada, com um filho pequeno, morava em uma linda cobertura comprada às custas de meu trabalho quando a tragédia se abateu na vida.Fui a um Congresso e meu marido ,que havia concordado com a viajem,ficou enciumado por um cartão venenoso, e vagabundo mesmo,de um colega , que me comprometia como mulher.Dizia o cartão que passamos o fim de semana,juntos,em Riobrilhante.Meu marido,um homem ciumentíssimo e machista,acreditou piamente no cartão, e saiu de casa e,pior,se pôs a chorar para os amigos que eu o havia posto para fora de casa, sem nada.Os homens ,solidários, se colocaram ao lado dele e o ajudaram de todas as formas e maneiras possíveis.A mim deixaram só,era a adúltera.Era tida pelos amigos como ruim e sem coração, pois tinha me desquitado com um filho de dois anos.Dos amigos que tinha, que iam e jantavam em minha casa,como os que passavam lá o Natal com seus filhos, no caso a Sandra e o Gilberto,logo me isolaram.Gilberto,que costumava fazer trabalhos científicos comigo,começou a se recusar, e logo Maria intuiu que era por ciúmes,mesquinharia e egoísmo de sua parte , mulher ,insegura,Sandra...Mas Gilbeto nunca mais apareceu seja por submissão,seja por uma falsa amizade ao casal.Ela ,Sandra,por sua parte ,foi fazer a profissão do marido pois o ,Gilbertinho, pobrezinho, sentia se muito só trabalhando sem uma companhia cientifica.

Para a maioria delas eu queria tirar o marido delas só pode ser!Ou me consideravam ,sem saber do fato,ou pior, fingindo não saber,desumana por ter me separado com um filho pequeno, sem sensibilidade com ele e o meu ex marido! Culpavam a mim pela separação,excluindo o fato sério que houve,como uma das envolvidas"". Meg disse:-É,isto é uma das histórias que me contaste!Mas não acredito nisto!E saiu superficial que era, da conversação.Mas Maria insistiu:

"-O menino foi excluído de todos os aniversários que se passavam na época, e para os quais como os convidava,era igualmente convidado.O que não queriam era a presença da mãe.Os encaminhamentos de clientes para seu consultório diminuíram radicalmente,o que lhe dificultava dar o sustento para seu filho de quem dela dependia.O ex marido não contribuia com nada,ao contrário,deixou me com todas as dívidas dos apartamento.Os clubes sociais não me aceitavam como sócia e o único que o fazia, me dava um gelo radical ,que acabou impedindo que eu participasse.Tudo isto se passou anos atrás ,mas em uma sociedade que se dizia altamente humana,solidária e compreensiva.O trágico foi o colega sacana que,antes de mandar o cartão,ainda em Riobrilhante,me ofereceu seu quarto, sua cama.E,agora,está com tudo!Todos os colegas e profissionalmente cobrando "uma nota".Todos sabem do fato e fingem que não aconteceu.

depois da separação,então,encaminhada por um analista da época tomei o rumo de Rio Brilhante e onde, ao menos ,fui compreendida.

Há os que discutem a conduta deste analista, a excluindo radicalmente para proteger o colega “homem”,aquele que fez a sacanagem,(dizendo que ela fôra às vias de fato com ele,no cartão), a morar em outro lugar devido à insensibilidade, ou ao “não querer” saber da gente de Riocomprido.

Porque negamos?Pergunta Freud.

Os fatos que ocorreram depois de meu retorno, pois eu não tinha posses para viver naquela cidade maravilhosa,Rio Brilhante,por enquanto foram terríveis.Eu ,de vítima, passei a vilã em Riocomprido.

Entretanto,tiraram proveito de uma mulher pobre e com um filho pequeno,proveito da sua sabedoria por egoísmo,submissão e mesquinharia das mulheres e homens de Riocomprido .Os colegas não encaminhavam clientes, desconheciam ou viravam a cara.Os médicos todos se colocaram ao lado do “Chefão”, que deu o rumo de Rio Brilhante,era um Famoso e não podia errar,além de muito amigo deste sacana,colega.

Logo, ao chegar o ,Famoso Chefão,foi de uma antipatia sem igual comigo em uma conversa sigilosa, e eu notei que ele me orientara para Riobrilhante para me abafar profissionalmente, para que me esquecessem.E foi o que conseguiu!.

Sem crédito médico,”pois,nas intrigas e falsidades daquela gente, tinha virado as costas para Riocomprido,mandado embora meu marido e esnobado meus colegas”,não consegui mais emprego,pagavam pouco por minhas consultas,não me buscavam , me humilhavam,snobavam sempre que podiam com seus carrões ,seus celulares ,sempre dizendo,especialmente os falsos amigos do passado, que me desconheciam,riam e não me cumprimentavam.

O irônico é que foi tudo o contrário,meu marido foi quem saiu de casa,o chefe que me excluiu e mandou para longe ,e os colegas me viraram as costas,porque erammais amigos do sacana.

Todos negaram a verdadeira situação.Parece que esqueceram aquele artigo,já referido, do Freud que diz:-Porque negamos?

Até parece que foi tudo muito engraçado!Mas não tem graça nenhuma, uma mulher que quase morreu com um filho pequeno pela brutalidade deles, sem uma palavra de explicação, e os humanitários falsos como aqueles que eles formavam ,informados já sobre mim, agravaram toda a situação pela qual eu sinto as conseqüências até o presente.

Foi muita inveja em cima!.O que resta, é que toda uma população de Riocomprido busca tratamento com eles ou seus seguidores, e não sabe o quão desumanos e indiferentes, são para com os problemas das mulheres.A feminilidade é um mistério,já dizia Freud,e todos estes não tiveram sensibilidade para uma mulher.Ora,Meg,se eles não tiveram para mim,vão ter para as outras?Agora ,passados muitos anos alguns fracassos sérios ocorreram nesta sociedade o que vem a comprovar o erro no passado.Analistas Didatas,altamente recomendados começaram a ter relações sexuais com as mulheres que tratavam.Isto não é só uma falha deles,mas de quem os tratou,meus carrascos."

A grande ironia é que os "homens mais feios do mundo "que conheci, eram justamente aqueles, por quem as mulheres se rasgavam por amor e admiração,eles não perdiam a pose de donos da saúde mental,vestiam bem e eram mesmo bonitos, fisicamente.Entretanto o que tinham de bonito externamente tinham de feios interiormente.Posso te dizer, Meg,conheci os homens e mulheres mais feios do mundo!Descrevo os para que não restem dúvidas àqueles que duvidem, que coisas assim existem ainda nos dias de hoje."

-Agora me passa uma taça de vinho e vamos esquecer,além do mais quero saber de ti.

-Ah!Esqueci de acrescentar que agora que estou velha,sem sucesso,

sem ter onde morar ,alguns se aproximam de mim,acho que por piedade.

-Qual é a tua opinião???

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 16/06/2008
Reeditado em 05/02/2011
Código do texto: T1036712
Classificação de conteúdo: seguro