Aprendendo com os Gansos
                 
(Alexandre Rangel)


Quando os gansos selvagens voam em formação de “V”, eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. Acontece que, à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma sustentação para o pássaro que o segue.

Quando o ganso que está no ápice do “V” fica cansado, ele passa uma para trás da formação e o outro ganso voa para a posição de ponta.

Durante o vôo, os gansos de trás grasnam para encorajar aqueles que vão à frente a manterem o rítmico e a velocidade. Quando um ganso adoece ou seja se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então os três reiniciam a jornada ou juntam-se a outra formação, até encontrarem o grupo original.

Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez porque se apóiam na confiança umas das outras. Existe força, poder e segurança quando um grupo caminha na mesma direção e tem um objetivo comum.

Quando se necessita fazer um trabalho árduo o revezamento é vantajoso. Todos nós necessitamos ser forçados, com apoio ativo e encorajamento. Precisamos ser solidários nas dificuldades.

Sempre que você observar uma formação de gansos voando, lembre-se que é uma recompensa, um desafio e um privilégio fazer parte de uma equipe.

Julio Sergio
Recife-PE.