Suco de milho e bolo de chocolate

Suco de milho e bolo de chocolate

Wellington Balbo – Bauru – SP.

Trabalhavam juntos há anos, mas não se apreciavam, apenas suportavam um ao outro por causa dos imperativos da atividade profissional. O complicado é que dividiam um espaço pequeno, cerca de 4 metros quadrados. Passavam oito horas por dia em total mutismo, cada qual mergulhado em seu mundo íntimo sem se preocupar com o “colega”. Quando muito trocavam algumas breves palavras relativas às atividades da empresa, o contato de ambos, portanto, resumia-se ao famoso: bom dia, boa tarde e boa noite.

Certo dia, porém, por um desses “acasos da vida” um deles ficou sabendo que o outro era apaixonado por suco de milho. Movido por singular e rara simpatia presenteou o colega com jarra gelada de suco. O presenteado até estranhou, no começo, assustado pelo inesperado julgou que o colega “pudesse estar, inclusive, envenenando-o”. Notou que seus pensamentos raiavam o absurdo e experimentou o suco. Estava uma delícia. Agradeceu, e naquele dia depois de tantos anos respirando o nocivo ambiente da antipatia mútua o clima ficou, mesmo que timidamente, mais leve.

No outro dia, para retribuir a gentileza, o presenteado decidiu levar um bolo de chocolate. O outro adorou. A antipatia começou a diluir-se, as conversas, então, fluíram mais amenas, sem a carranca de antes. Descobriram que tinham afinidades, gostavam de rock e lasanha, eram casados com Claudias, apreciavam futebol e adoravam pescar.

Tornaram-se amigos, ou melhor, grandes amigos. A amizade estendeu-se às famílias e as confraternizações tornaram-se freqüentes.

No entanto, transcorridos alguns anos de amizade um deles caiu enfermo, necessitando de transplante de rim. O amigo, sensibilizado prontificou-se a ser doador. Feitos os exames e, por um desses “acasos da vida”, confirmou-se a compatibilidade. A operação foi um sucesso. Aquele que rompeu as barreiras da antipatia presenteando o “colega” com uma jarra de suco de milho, agora recebia da vida e do amigo uma bela recompensa que lhe restituiu a saúde: um rim para que pudesse prosseguir seu aprendizado nessa Terra escola.

Um gesto de simpatia tem poder arrebatador, é capaz de romper as fronteiras estreitas da antipatia, filha da má vontade. No entanto, muitas vezes comportamo-nos de maneira antipática com aqueles que trabalham conosco. Muitas pessoas passam mais tempo no ambiente profissional do que com a própria família, e se forem conviver com os colegas de trabalho de forma carrancuda e antipática fatalmente tornar-se-ão pessoas amargas, azedas, enfim, antipáticas. È a falta do cultivo da simpatia que faz muita gente estressar-se a culpar o trabalho ou os colegas pelos seus problemas. Uma pena. Ainda não aprenderam a assumir suas responsabilidades perante a vida, e por isso não conseguem oferecer a “jarra de milho ao companheiro”. A lei de sociedade mostra-nos a importância do contato social para nosso progresso como seres humanos. Atualmente, inclusive, as redes de contatos que estabelecemos através da simpatia não raro socorrem-nos nos momentos de dificuldade. No entanto, ainda há aqueles que não compreendem isso e, carrancudamente fazem questão de construir para si os muros da antipatia no ambiente de trabalho. Temem se misturar, por isso estão sempre às voltas com o mau humor ou a indiferença para com o colega. Antes de tudo é necessário aprender a oferecer ao colega que convive conosco o suco de milho, representado pela vontade de ajudar, porquanto, ao nos dispormos de braços abertos à amizade, certamente seremos retribuídos pela vida com delicioso bolo de chocolate, ou, quem sabe, algo ainda mais valioso, capaz de salvar-nos a vida.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 01/04/2009
Código do texto: T1517298