Dois peixes no Aquário Terra

Você vive num aquário profundamente azul, redondo e suspenso no espaço chamado Terra. Nele habitam muitos peixes que representam tantos outros.

Um nasce John Boy em berço de carvalho e logo depois de nascer, no lugar da mãe tem uma babá uniformizada de branco que por um longo tempo estará com ele e realizará todos os seus caprichos.

Em algum lugar, outro, João Mano, ganha o cesto de Vime de um vizinho e assim que esticar um pouco, passará a dormir no colchão junto com seus irmãos. O primeiro cresce e vai para as melhores escolas da cidade, e quem sabe no futuro seja mais prático um colégio interno. Ele espera as férias que nunca chegam, onde os pais prometem ficar juntos, mas é sempre uma questão imperdível e a acompanhante de branco tenta preencher o vazio da foto, porém só deixa mais óbvia sua criação fantasma.

O segundo tenta ir ao colégio público perto de sua casa, mas nem sempre pode porque ajuda o pai a catar materiais para o carroção e juntos a noite pai, mãe e irmãos rezam unidos em torno da minguada refeição, esperando o dia em que tudo vai melhorar.

Lá em cima, John Boy deixa que os dez de nota se tornem cinco, sejam eternos zeros sinceros, sem nunca ouvir um parabéns, uma critica, uma opinião, só tendo consolo nos brinquedos e roupas, e gordas mesadas da cabeça sem direção que pensando na sensação do próximo mês, atira a ex-novidade pela janela, sem querer sequer saber se tem alguém lá fora. Quem estava lá em baixo era o pai de João Mano que fez alegria em casa com a maravilha impossível que encontrou, enquanto agüenta o olhar de desconfiança da procedência do objeto.

O tempo passa e a alma de criação endinheirada não tem mais acompanhante entre as tantas que magoou e encontrou unicamente o que pode chamar na vida de afeto. Agora é arrogante, extravagante e o tempo não faz mais sentido, pois ele já conheceu tudo, estava à beira do precipício esperando cair com um empurrão dos pais que finalmente o notam e ao encontrá-lo assim se perguntam como foi que o jovem ficou desse jeito se teve tudo. Sem querer enxergar o real motivo.

O outro, esperando a melhora que não veio teve repetências e desistências e suas oportunidades foram sujas.

Agora ambos estão à beira do precipício, almas tão diferentes e tão iguais que se misturam no incompreensível da situação. E quem sabe eles consigam sair de lá, e até sejam felizes, mesmo que a chance do primeiro seja maior, a ajuda chegue ao segundo, pois a vida tem tantos caminhos e também possa acontecer com aqueles que têm pais, afeto, os que não têm nada ou os que possam ter, porque o que muda as histórias de vida são os pequenos detalhes diários.

Mesmo assim, a promessa de felicidade eterna é impossível, para o ser humano é efêmera, passageira onde o conhecimento humano se confunde com um túnel comprido e escuro, os quais só iluminaram seus primeiros quilômetros e que ainda há muito que pavimentar.