O que vale mais, um amigo ou um violão?

Dois amigos. Amigos inseparáveis. Cresceram jogando bola no campinho que ficava nos fundos da casa. Moravam porta com porta, estudava na mesma escola, na mesma sala e tinham as mesmas afinidades. Michel e Davi. Os dois adoravam música, tanto de ouvir como de tocar e cantar. Um vivia emprestando CDs e DVDs ao outro. Qualquer dinheirinho sobrando era certa a aquisição de mais um para suas extensas coleções. Tanta dedicação a música fez com que a família de Michel o presenteasse com um belo violão. Davi ficou tão feliz quanto o amigo com o presente, mas não imaginou que aquele presente fosse abalar uma amizade tão sólida. Michel começou a trocar os momentos de descontração com o amigo por horas trancado no quarto arranhando as cordas do seu violão. Trocava seus pequenos investimentos em CDs e DVDs por revistas que ensinavam a tocar. Davi reclamava do amigo que já não era mais o mesmo. Mas como tinham uma grande amizade acabava entendendo o amigo, afinal, de vez em quando os dois dividiam o prazer de ter um violão, enquanto um tocava o outro cantava. Só tinha um problema, Michel jamais deixou outra pessoa pegar no seu violão, nem mesmo seu melhor amigo.
Certo dia, enquanto voltavam da escola, caminhando pelas ruas do bairro, brincando como sempre, descontraídos e papeando como de costume, Davi resolveu pedir ao Michel seu violão emprestado, iria à casa de uns parentes no final de semana e gostaria de levar o violão para animar a galera. Foi a pior coisa que ele fez. Michel, sem gaguejar, disse que não, que jamais, nunca, emprestaria seu violão. O amigo ficou indignado. “Como poderia negar o empréstimo de algo para seu melhor amigo!?” Ah, mas não era qualquer coisa, era seu violão. Dizia o Michel também indignado com a ousadia do amigo. “Como ousa pedir meu violão emprestado!?” A discussão foi esquentando cada vez mais. “ Caramba! Outro dia te emprestei meu DVD de rap e agora me nega um violão!” Indignava-se Davi. “ Você quer comparar um DVD com meu violão?” Protestava Michel. “ Mas é meu DVD e você nem devolveu”. Cobrava Davi. “ Vá buscar sua porcaria”. Desfez Michel. Não deu outra. Ao ouvir tamanha ofensa, Davi partiu para cima do melhor amigo, que revidou com um golpe no rosto fazendo o sangue escorrer pelo nariz. Os dois amigos rolaram no chão com socos e pontapés até que apareceram alguns curiosos para apartá-los.
Os dois saíram para lados opostos gritando palavrões um ao outro e prometendo vingança. Nunca mais os dois foram vistos juntos.


PS –Baseado em fatos reais.

Comentário da autora: Segundo Albert Camus (escritor francês), é mais fácil desenvolver a simpatia pelas pessoas, a amizade exige muito. “O amigo é capaz de reclamar porque você não apareceu quando ele estava cometendo  suicídio, sendo que ele não avisou que ia se matar.”