ZÉ MILONGA NA CIDADE GRANDE

ZÉ MILONGA NA CIDADE GRANDE

Zé milonga, nasceu no interior de Pernambuco nos anos de mil novecentos e dez, no sítio poço fundo, distrito de gameleira, Zé milonga se criou criando gado e cabras, homem muito trabalhador desde os dez anos já ajudava seus pais na labuta da roça, mas não media esforço para trabalhar o dia todo de sol a sol neste sertão sofredor, trabalhava de dia e a noite ia para escola, os dias eram muito penoso, seus pais tinham quinze filhos que também trabalhavam sem parar, alguns também gostavam de estudarem, sua mãe muito católica sempre estava na igreja a orar junto com seus filhos, viviam todos felizes.

Zé milonga se destacava perante os seus irmãos, estava sempre a lhes ensinar os deveres escolares, se dedicava muito aos estudos, estava sempre com os livros debaixo dos braços, era um menino muito esperto, quando tinha tempo sempre estava a viajar,viajava muito pelo estado de Pernambuco, ceará, rio grande do norte, e vários estados pelo sul do país, terminando seus estudos do primeiro e segundo grau, deslocou-se para Recife, onde fez um vestibular de engenharia estudando por cinco anos,concluído o curso foi para o rio de janeiro onde conseguiu um bom emprego em uma grande construtora, nesta empresa trabalhou por cerca de cinco anos, quando transferiu-se para outra cidade no interior de são Paulo onde ali construiu uma grande ponte.

Zé Milonga com esses anos de serviço prestado, já com uma grana guardada conseguiu empreender uma pequena empresa, onde começou com grande empreendimentos para construir, onde contratou mais dois engenheiros, com um operariado de dois mil homens que trabalhavam dia e noite sem parar,como se tornou um grande engenheiro, era sempre solicitado para dar palestra em universidades,também era professor de universidade, estava sempre a estudar engenharia civil,fez mestrado e doutorado, estava sempre viajando em outras obras que administrava,vivia constantemente em evolução,vivia intensamente a trabalhar.

Zé milonga como foi um rapaz pobre e sempre disposto a enfrentar o trabalho, também tinha um objetivo de fundar um CENTRO DE APRENDIZADOS DE MENORES, para aqueles meninos desprovidos de pais miseráveis, para que esses meninos tenham um aprendizado dentro desta escola, onde possam aprender uma profissão, sem ônus para os pais, ele tinha já um certo conhecimento entre pessoas de grande repercussão na sociedade,onde propôs uma grande união entre essas pessoas que lhe ajudarão a fundar este centro, foi um grande empreendimento em toda sua vida , quando sempre comentava,onde durante quarenta anos ajudou muitos adolescentes, formou uma equipe de trinta funcionários que trabalhavam sem parar, as peças que produziam era vendidas aos comerciantes, e assim chegava aqueles meninos com muita dificuldade para aprendizagem , muitos meninos vinham com muita disparidade com seus colegas, com muitas brigas, mas sempre eram corrigidos, com muita aula, havia cinco professores para dar-lhe aulas integrais, estavam sempre na escola para bem aprender,e nesse tempo em que foi diretor-presidente, dirigiu com muita urbanidade,com muita paciência,dando dignidade a esses alunos que muitos, oitenta por cento destes seguiram pelo caminho do bem,formando famílias, que hoje nunca esquece aquele que foi um grande baluarte de nome: José Belarmino da Costa Barroso,conhecido por Zé Milonga, que faleceu com noventa e um ano no interior do rio de janeiro, cercados por centenas de pessoas,na cidade de caieiras, deixando oito filhos que até hoje não deixaram o centro, administrando com muito zelo.

wincenity zerc viceniti-abr2012.

Zerc Viceniti
Enviado por Zerc Viceniti em 20/04/2012
Reeditado em 20/04/2012
Código do texto: T3623438