MUITO BEM. NAZARÉ DO DORIVAL.


A parentada toda estava reunida, e olha que se trata de uma família bem numerosa, que tinha por costume ir passar as férias no interior de Peixe Boi, uma pacata cidadezinha do Pará.

Todos faziam uma de suas primeiras paradas; dentre as casas dos vários parentes, em casa da bondosa tia Nazaré, casada com o Tio Dorival, um do seis filhos de Izaías e Izabel de Jesus.

Ocorre que naquela ocasião, a tia Círia, mãe da tia Nazaré, já estava então, com seu quase centenário, e já não contava mais aquelas estórias de visagens, assombrações, adivinhações e sabedorias. Ao contrário, ela vivia a caducar.

Nessa caduquice ela passava horas na rede embalando-se e cantarolando repetitivamente! "Nazaré, Nazaré, Nazaré do Dorival... Nazaré, Nazaré, Nazaré do Dorival... "

Até mesmo, para a criançada, que a princípio ria-se daquilo, tornava-se cansativo, mesmo enjoativo aos ouvidos aquela mesma cantoria."Nazaré, Nazaré, Nazaré do Dorival... Nazaré, Nazaré, Nazaré do Dorival... "

O Maninho, como era chamado meu irmão caçula, de nome José Augusto, o qual veio após as cinco Marias. Não conteve-se e peguntou:

_ Por que ela não pára de repetir isso "Nazaré, Nazaré, Nazaré do Dorival... Nazaré, Nazaré, Nazaré do Dorival..."?

E o nosso tio Dorival, todo sisudo, afinal ele era uma figura importante da sociedade local, posto que exercia a função de "Delegado Comissionado" daquela cidadezinha, respondeu:

_ Lógico ora; e ela está certíssima. Ela deve dizer que a Nazaré é do Dorival. Já pensou se ela diz que a Nazaré é de outro homem como é que ficaria então a reputação e a cara do Delegado?!

Outro primo, não menos hilário, parece-me que era o Régis, emendou: _ Muito bem! Nazaré do Dorival...

Imaginem vocês o altíssimo coro das gargalhadas que se seguiu, afinal quando comecei a contar esse "causo" para vocês, fiz questão de dizer o quão numerosa é esta família.

E até hoje - passando de geração a geração - quando algum deles escuta a frase contendo a sentença: Muito bem! Não há como não remeter ao ocorrido naquele cômico dia e é impossível não emendá-la...

_ MUITO BEM. NAZARÉ DO DORIVAL.

Madalena de Jesus

 
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 01/11/2012
Reeditado em 22/09/2014
Código do texto: T3963683
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.