Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O CRIMINOSO NÃO PODE SE BENEFICIAR DO PRÓPRIO CRIME

Marcos Barbosa

Na década de 70 conhecí um jovem que queria ser melhor que o pai e este contava menos de 50 anos, portanto lúcido e capaz de gerenciar os próprios negócios. O filho Tudo fazia para desmoralizar o próprio pai. Era uma manobra maquiavélica e diabólica atrás da outra. Decidiu que iria, de qualquer jeito, custando o que custasse, administrar os bens do pai. Então ficava sempre à espreita para dominar as situações que iam surgindo, com o objetivo de tomar conta das coisas do velho. O pai daquele ganancioso começou logo a perceber tudo e a agir com sabedoria. Resolveu fazer um testamento doando tudo que possuía para uma fundação cultural. Quando o filho descobriu, veio perguntar ao pai:
 - Por que você fez isso meu pai?
 - Fiz isso porque acredito na sabedoria romana que inspirou as leis civis da Civilização Ocidental. Os postulados jurídicos afirmam que o criminoso não pode se beneficiar do próprio crime, ou das ações e omissões que prejudicam a vítima ... Portanto, se eu for à falência ou morrer antes do tempo normal, os interessados em se beneficiar com a minha morte ou com a minha falência não levarão vantagem. Você vem se comportando muito mal ultimamente e só tem dado prejuízo financeiro e moral à família. Mas não se preocupe, ainda há tempo de se corrigir e assim eu tenho mais valor vivo do que depois de morto. Enquanto estou vivo, ainda posso modificar a minha decisão a favor de quem provar merecimento.



PASSANDO O CHAPÉU:


ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO  EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.
OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A  PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.
SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS  ESCOLAS PÚBLICAS.


Marcus Aurelius
Enviado por Marcus Aurelius em 08/12/2012
Reeditado em 02/05/2014
Código do texto: T4026462
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Marcus Aurelius
Águas Lindas de Goiás - Goiás - Brasil, 64 anos
220 textos (48380 leituras)
11 e-livros (734 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/04/21 00:13)
Marcus Aurelius