A TRAJETÓRIA DE UMA SONHADORA


         Não consigo me lembrar, totalmente, mas pelo pouco que já consegui até achei engraçado, ou para alguns pode até ser considerado tragicômico. Mas foi mais ou menos assim: Já se passaram alguns anos que uma vizinha louca para conseguir um bom emprego, fazia todos os concursos que eram anunciados, mas ainda que passasse, nunca era chamada para assumir  alguma vaga.

       Cansada de tanto esperar e já quase perdendo a esperança, começou a economizar todos os meses, o pouco que lhe era possível e o tempo foi passando, passando, passando e nada! Trabalhava no comércio e no final de cada dia, chegava a casa na esperança de que sua mãe teria algo para lhe dizer a respeito do que tanto esperava e isso nunca acontecia. Certo dia, verificando o que já estava guardado no Banco e depois de ter pensado muito, caso não lhe chamassem para assumir uma vaga pleiteada por alguns dos concursos que fizera e que não era chamada, decidiu por  em prática outra opção, na qual já estava sendo pensada desde muito tempo, desde quando percebeu tamanha demora em ser chamada. Pois bem, como ia dizendo, ela decidiu pegar o que guardara no banco e sem pensar muito, foi a uma agencia de passagens aéreas e comprou uma passagem só de ida e sem saber mesmo para onde, só sabia que ali não ficaria mais sendo uma simples comerciária.

      Uma tarde ao chegar a casa, para sua surpresa sua mãe estava no portão, ansiosamente aguardando sua chegada para dar a boa notícia. E foi dizendo:
 
   - Filha, ainda bem que você chegou! Por que mamãe? É que não conseguiram falar com você no trabalho e ligaram para que se apresentasse amanhã para uma entrevista, creio ser para assumir a vaga tão aguardada, filha. Ah!
   
     - Mamãe, agora é tarde, já estou com outra ideia e desta vez, não dependendo de esperar para ser chamada e mostrou  o que trazia no bolso da blusa. - Olha aqui qual a minha ideia agora, comprei uma passagem só de ida, só ainda não sei pra onde, mas sei que vou, Rio de Janeiro, S. Paulo ou Brasília.
 
    - Sim, filha eu entendi, o que não consigo entender  é o porque essa decisão, se você nunca passou uma noite fora de casa e o que direi quando seu pai chegar de viagem e perguntar por você? - Diga-lhe simplesmente que saí de férias e vou tentar a sorte para onde vou, quem sabe, dará certo e para onde for, se tiver inscrições abertas para qualquer concurso, farei e quem sabe dessa vez, consiga realizar meu sonho...

 
    - Minha filha, como você irá pra tão longe se não tem nenhuma experiência de vida fora da casa de seus pais? -  Mãe, já sou bem grandinha, sou até maior de idade! E saiu dando uma gargalhada dizendo: se tantas moças de minha idade saem de casa e conseguem vencer, não se preocupe porque eu não serei exceção, aposte nisso! Sou inteligente e tenho muita vontade de vencer e será com o meu suor que regarei minha vida de agora em diante.
 
   - Está certo filha, se você está decidida e sendo de maior, não terei como demover essa ideia da sua cabeça. E entrou triste sem dizer mais nada.

      Com o passar dos dias aquela ideia foi se reafirmando e veio a certeza de que seria uma boa ir para Brasília, já que era uma cidade em formação e quem sabe, seria lá que seus sonhos se realizariam! E, pôs a ideia em prática.

      Depois de mais alguns dias, foi marcar a data do embarque para a capital do País. Antes do dia exato para sua viagem, sua mãe ofereceu um jantar aos seus amigos e alguns colegas de trabalho, servindo-lhes uma peixada e todos em volta da mesa, estavam tristes, alguns até choravam e mesmo sendo acostumada, naquela noite uma espinha de peixe foi se alojar na garganta dela e foi um Deus nos acuda!  Mas com toda habilidade e amor de mãe, aquela situação se resolveu e tudo acabou bem.

     Na manhã seguinte, era o dia de um primeiro passo em direção ao futuro na Capital Federal e lá se foi a menina pobre e simples para a sua primeira viagem de avião, com um medo aterrador. Mas tudo daria certo, não fora um contratempo...Ela não fazia ideia do quanto era frio no Centro Oeste e lá se foi com um conjuntinho de piquê amarelo bem curtinho como era moda na épca e a madrugada foi simplesmente terrível! Cheia de cólica e a tremer de frio, mas passou.
     E depois daquela noite, foram muitas outras a pensar em como sobreviver distante da família e isso também aconteceu. Por incrível, que pareça, haviam inscrições abertas para vários concursos públicos com a finalidade de atrair pessoas para trabalhar em Brasília e ela não perdeu tempo! Daí, para ser chamada, não demorou tanto, inclusive, não demorou sequer dois meses e ela fora chamada, havia passado num dos concursos para os quais se inscrevera e foi assim, regando o futuro com o suor do seu trabalho, que aquela mocinha cheia de sonhos, conseguiu com muita luta e perseverança colher doces frutos, embora com alguns momentos embaraçosos, cheios de altos e baixos, com alguns desencantos e algumas desilusões que lhe custaram muitas lágrimas, mas sem nunca perder a esperança de que dias melhores viriam e foi o que aconteceu.

     Na capital Federal ela se firmou, casou-se teve dois filhos divorciou-se, não acreditando mais numa vida a dois, não refez sua vida amorosa, mas foi e é feliz como mãe e hoje até  como avó, de duas lindas menininhas as quais tornaram-se sua maior razão para prosseguir na batalha por melhores dias.

     E para quem viajaria de férias e se possível, tentaria a sorte distante da família,  até que se saiu muito bem, seus pais e irmãos sentiam orgulho daquela menina sonhadora, simples e batalhadora que acreditava no seu potencial e deu muitas provas disso, sem perder a sensibilidade nem a maneira sonhadora e romântica de ser.