A BOLSA DE CROCODILO

Alexandra vinha caminhando pela rua, despreocupadamente. Era meio dia, hora do almoço, mal tinha dinheiro para comer um sanduíche. Atolada de dívidas que estava, nem se preocupava mais com o fato de dever para mais da metade da cidade. Roberto, o marido, num surto psicótico, tinha quebrado dois cartões de crédito de Alexandra. Ela quase pediu separação. Mas aonde iria morar devendo até o último fio de cabelo? Menos mal que o Roberto abraçara metade das suas contas atrasadas.

De longe ela viu a bolsa. Parecia que ela brilhava, que lhe chamava, que implorava que a comprasse. Alexandra atravessou a rua correndo em cima dos suas sandálias de salto alto – não pagas – douradas. Em cinco segundos, estava em frente à vitrina. Que bolsa… ela suspirou. Parecia uma criança pobre na frente da loja de doces. Que bolsa! Linda, cheia de estilo, a cara dela. Alexandra não suportou. Entrou na loja confiante. A vendedora se aproximou e ela apontou direto, decidida, para o seu objeto de desejo:

- Quero aquela bolsa de crocodilo.

A vendedora imediatamente apresentou a bolsa para Alexandra. Era linda, realmente. No seu trabalho, nenhuma das suas colegas possuía algo parecido. Alexandra lembrou que tinha um talão de cheques dentro da carteira. Que mal teria mais um cheque sem fundo voando pela praça? Depois, estava de aniversário dali a um mês e o Roberto poderia fazer o favor de pagar.

- Vou levar.

Ali mesmo na loja, Alexandra tirou todas as suas coisas da antiga bolsa e passou para a nova, saindo para a rua ostentando sua nova aquisição. Sentia-se a mulher mais importante do mundo com sua bolsa de crocodilo à tiracolo. No trabalho, as colegas morreram de inveja. Algumas perguntaram o preço. Alexandra aumentou o valor para que elas a invejassem ainda mais. De noite, quando chegou em casa, esqueceu a bolsa em cima da mesa. Não queria que Roberto a visse ainda. Certamente haveria algum conflito, mesmo que fosse ele o escolhido para cobrir o cheque voador.

Mal Alexandra saiu do chuveiro enrolada na toalha e deu de cara com o marido, segurando a bolsa pela alça, com uma expressão de incredulidade:

- De onde você tirou isto aqui?

Ela empalideceu. Roberto estava furioso! Segurava a sua preciosa bolsa como se ela fosse um bolsinha qualquer de R$ 1,99.

- Comprei.

- Com o dinheiro de quem?

Alexandra ficou mais pálida ainda. Roberto mantinha a bolsa de crocodilo pendurada perigosamente em cima do vaso sanitário. Uma palavra em falso e a bolsa cairia ali dentro.

- Lembra que faço aniversário daqui a um mês? Pensei que você…

- Pois você pensou errado, Alexandra – respondeu ele, inflexível – O presente que eu vou te dar são as suas contas vencidas que estou pagando há meses. Ou você devolve esta bolsa horrível ou trate você mesma de pagar.

Bolsa horrível! Que insensível!

- Mas eu não tenho um mísero real dentro da bolsa. E eu paguei com um cheque voador! E agora?

- Vire-se – e ele saiu dali, largando a bolsa dentro da pia ante os olhos da sua mulher, desconsolada.

No outro dia, sem ter o que fazer, Alexandra voltou à loja. Simulou um pequeno defeito na bolsa e conseguiu devolvê-la. Com seu cheque em mãos, ela rasgou-o em pedacinhos. Pior de tudo foi explicar às colegas que a bolsa não prestava. Ninguém acreditou. Pelos seus cálculos, levaria mais de seis meses para pagar suas contas, isto sem poder nem comprar uma calcinha nova. Maldito Roberto! Mas ela não desanimou. Em seis meses reaveria sua preciosa bolsa de crocodilo, nem que fosse a última compra que faria na sua vida.

Patrícia da Fonseca
Enviado por Patrícia da Fonseca em 29/04/2007
Código do texto: T468160