BRASILEIROS e Algodão DOCE

Dia festivo. Carnaval e decisão de campeonato.

Cansado da rotina da venda de pipoca e algodão doce, o velho palhaço Mixirica sentou-se no banco da praça para descansar as pernas.

Vindo de lados opostos, imediatamente numa mesma tirada, sentaram-se dois senhores: um de olhos puxados e cabelos pretos; o outro, alto, branquelo alourado.

O de olhos puxados "chora as pitangas" dizendo que no arrastão havia ficado sem nada: "Deixaram-me só com a roupa do corpo"

Estupefato, o alemão olhou para ele, interpelando-o, se não seria em determinado ponto da cidade. O senhor de olhos puxados respondeu que sim, coincidindo até os minutos.

- Também fiquei sem nada. Nem sei como vou pagar o metrô! - resumiu, chorando as mágoas.

- Então fomos assaltados no mesmo arrastão. - concluiram em uníssono.

Sem pedir licença, na tentativa de consolá-los, Mixirica interveio: "Os senhores são de que países"?

O de olho puxado disse que estava no Japão mas que era Brasileiro. Com a diferença de que estava na Alemanha, respondeu o alemão: "Brasileiro". Prosseguiu: "Por que? Qual a nacionalidade do senhor"?

Destacado pelo penacho vermelho, o palhaço ajeitou o chapéu torto na cabeça, deu uns tapinhas na coxa e silenciou-se. Passado um minuto, levantou-se, enfiou a mão no bolso da calça e falou ao cebolão de meio quilo, primeiro lançamento da Motorola:

- Alô! A nacionalidade de dois senhores que estavam no arrastão, dos meliantes arrastadores e do Vereador que disse que só mesmo sendo corrupto para sobreviver com 10 mil reais neste país, é a mesma; ou seja, BRASILEIRA. Tudo igual. Exatamente igual.

O quê? A linha tá ruim! Fala direito. Isso mesmo: sou lá dos fundos do Ceará. Mais para lá do que para cá. Câmbio, desligo!

Resmungou: "Não estou fazendo nem pro fumo, quanto mais para pôr crédito no cebolão. Deveria ser arrastador ou político...não tenho vocação e índole para tais trabalhos".

Visto por olhos perplexos, jogou a trouxa de roupas no ombro e saiu gritando a insensatez e sobrevivência dos palhaços: "Quem vai querer: algodão doce. Pipoca. Algodão...Pipoca. Já vem o arrastão".

- Ei, empreste-nos o celular para comunicar o acontecimento à nossa família. - alguém berrou.

- Algodão doce: um real; pipoca: dois reais. Promoção. Algodão. Pipoca. Quem vai querer! A boa tecnologia é aquela que funciona no momento certo, no lugar certo. É essa a tecnologia que resolve. Pipoca. Algodão. Idiotas. Vai aí dona? Pega para o filho. Me ajuda...Doce algodão doce!

Boa noite!

Permita-me a curiosidade: qual a sua nacionalidade?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 09/05/2015
Reeditado em 12/05/2015
Código do texto: T5236332
Classificação de conteúdo: seguro