"O Meteorico Sintoma"__Contos Curtosl

J'oao e Roberval estavam, como habitualmente, na calçada 'a frente de suas casas, mateando, brincando e proseando quando o Pedro passou, acenando a cabeça para depois enfiar o nariz no arei'ao como acontecia ha alguns anos.Da mesma forma, o Pedro, contador e casmurro, de poucas palavras resumidas em um felicidades no Natal e Páscoa, usava seu invariavel terno preto e blusa cinza, suas cores favoritas, pensavam os amigos .Ele tinha vários.Assim, Pedro voltava as tardes do

trabalho chato, entrava em seu velho sobrado, aparecia na varanda de pijama escuro,decerto para uma boa noite 'as estrelas e,de livro na m'ao, caia na cama.

Mas, surpresa, imprevisto na calçada, a deixar boquiabertos os companheiros de mate e prosa.Pedro de blusão vermelho!

Foi o tempo de se entreolharem e escutarem o estampido do revolver no sobrado e correndo, assustados pelo que deveria ser um dia feliz, vermelho, alegre,encontram o costumeiro passante banhado pelo sangue, que empapava a blusa vermelha.

Dias depois foram esclarecidos por excepcional profissional

, homem sagaz, que lhes explicou que o contador devia ser um depressivo border line e, quando tentou sair da depress"ao comprou o blusão meteorico e,para ele que costumeiramente usava o escuro,vermelho,meteorico e vistoso. Os maniacos, quando em surto repentino,soem se suicidar no imprevisto, mostrando,as vezes, apenas um sintoma: o blusão vermelho, como uma especie de aviso,uma abrupta mudança.

Roberval e Joao, doravante, passaram a tomar seu chimarrao na praça, mas agora tinham, isto tinham:novo assunto para prosa, o blusao vermelho.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 02/08/2015
Reeditado em 02/08/2015
Código do texto: T5331978
Classificação de conteúdo: seguro