Encontro as claras

A chuva molhava o pouco que restava dos vidros, pintando um quadro melancólico, sobre o qual sequer uma borboleta azul marinho pudesse voar, perturbando o ar metropolitano, nunca tal ser dócil poderia sobreviver por estas redondezas. Um raio esfuziante no céu, e alguns trovões reprimidos entre o deleite das nuvens na tarde escura.

Ondas percursoras de vento sucumbiam o saguão do aeroporto, a temperatura intensa e a locomoção vagarosa das pessoas, contracenavam com rigor a ocasião, não apenas traçada pela conduta moral em um estabelecimento como tal, mas assegurando a atmosfera outonal que abraçava-os impertinentemente.

Ao olhar para trás, reconheci uma mulher balzaquiana, com apetrechos, uma maleta portátil de couro, e outra no chão com rodas pequeninas, trajava um corte em lã feito a mão, botas e um cachecol arroxeado, discretamente solto em seu pescoço. Aproximei-me:

- Como mudara, tenho comigo que prosperou!?

Ao olhar-me, hesitou e com um faceiro sorriso, proferiu:

– Aposto que tenha tido o mesmo êxito. Deu com a cabeça para trás e continuou – Quanta coincidência encontrarmos nesse local.

- Talvez, estivéssemos marcado algo na faculdade?! – Sorri.

- Acho que minha memória não está tão boa assim.

- Tens alguns minutos para um café, meu voo parte em 25 minutos, se pudesse...

Antes que pudesse completar, ela sugeriu o café que estava há dez metros, assentamos, nos olhamos por alguns segundos, e percebi que não mudara quase nada com o decorrer dos anos, mas o semblante tinha se tornado respeitoso e vigoroso, uma mulher de negócios, com olhos firmes e sem muito exageros nas palavras. Suponho que não tenha pensado o mesmo de mim, já que não trabalhava no ramo há mais de oito anos, talvez pensou que eu fosse um desocupado, ou quem sabe um sonhador.

- Como está sua vida? – Comecei

- Uma pergunta genérica! Acho que tenho muitas coisas para lhe contar, mas acredito que não dê tempo.

- Talvez tenha razão, és empresária?

- Como não acertaria Marcos?! Sua perspicácia sempre foi aguçada. Não é mesmo?

- Bom, caso encontre uma mulher com uma maleta de couro, pode pensar que é uma empresária, ou seria uma dentista?

Entre gargalhadas, prosseguiu – Acertou, sou sócia de uma grande empresa, e estou numa condição favorável agora, e estou feliz com meu legado, não fiz nada que outra pessoa com mesmos sonhos que eu não o tivesse feito.

- Sempre a vi como uma mulher obstinada e segura, aposto que está muito feliz. Adivinhe o que faço?

- Não errarei, quer que eu diga assim de imediato?

- Por favor!

- Um escritor!

- Está tão explicito assim?

Cada minuto que passava, pensávamos o quanto tínhamos em comum, tencionando sempre a vida e a carreira, não éramos nada mais do que amigos, aqueles que a sentimos falta e saudade, ate mesmo das brigas e outras pequenas coisas, via em seus olhos a mesmo sentimento, todavia, o tempo nos reservou uma vida assim, feliz e distante, encontros assim nos faziam recordar que nada que o mundo nos pudesse proporcionar ou mesmo o gozo do dinheiro, supriria alguns minutos de palavras sinceras e próximas.

- Viajará com seu marido no ano novo? Estamos muito próximo, sabe como são essas datas comemorativas, muitos fogos e pessoas próximas. - Perguntei

- Ficaremos em casa desta vez, receberemos nossas famílias e alguns amigos que conquistamos juntos, acho que nossos filhos se divertirão muito.

- São quantos?

- Dois, um casal, tenho uma foto. – A tomou de sua carteira e me entregou, crianças adoráveis, com espírito de levadas, acho que sua paciência e amor por crianças quando a conheci, os envolveu de muito carinho e punho.

- São adoráveis! Há alguém ainda para eu conhecer?

- Tenho dois cães, ficam em casa, caso não tenha dito, mudei-me para o interior, e vivo entre os sons dos pássaros e a tranquilidade interiorana. – Mas diga-me, para onde vais?

- Vou publicar um livro em Marselha, na França, não creio que tenha muito alvoroço, um livro simples, porém, tive a oportunidade.

- Acho que se teve, não deve desperdiçar, o comprarei. Mas exijo que tenha uma dedicatória sua, o que é um livro sem uma dedicatória, quando- se conhece o escritor? – Sorriu para o lado.

Em um momento, ambos perceberam o quanto a vida passou, estavam ali diante de um passado bonito, colegas de faculdade, trabalho, entre algumas guerras, outros sorrisos, muitas guloseimas e saudades. Cada um com seu princípio e realização.

Obviamente não podiam crer, de tudo que atinaram para seu futuro de uma forma ou outra, aconteceu positivamente, anos se passam rápidos demais, mas nada que a memória não restaure momentos felizes em todas as pessoas. Um dia assim, talvez uma página com milhões de histórias, corridas e aflições.

Perceberam que o tempo se esgotara, e o adeus estava próximo, o que mais poderiam pensar no que se abraçarem e combinarem eventos futuros. No alto-falante proclamaram o embarque para ambos:

- Temos que deixar este café, vou encontrar outros na França. - Meu sorriso era amarelo.

- Não posso atrasar-me, estou em apuros com tantas negociações, perdoe-me em não ter mais tempo.

- Quando eu assinar a primeira folha do livro para você, nos encontraremos. Foi ótimo revê-la, Natália. Espero que nos encontremos novamente...

- Ótimo encontra-lo, esperarei meu exemplar na próxima vez – Tchau, tchau!

- Tchau, Tchau, Mon ami!

Publicado no blog em 22/01/2013

- Marcos Leite

www.folhetonanquim.com

facebook.com/folhetonanquim