A VIDA MODERNA


A vida abre meus olhos para o universo infinito, faz-me viajar através de sonhos apaixonados, abrindo janelas para contemplar o sol dourado e a lua em suas lindas fases mostrando o amor que entra rompendo meu corpo.
O ser humano sempre sonha com uma vida mais independente.
Essa independência deve ser analisada na dependência de vários aspectos. Os sonhos a serem alcançados, a saúde, atividades, vida organizada.
Pela observação do comportamento dos mais longevos, os cientistas têm chegado a outras conclusões interessantes. É cada vez mais clara a importância da rede de relações familiares e sociais para a melhora da qualidade de vida dos idosos. Pessoas que mantêm contato assíduo com amigos e parentes têm menos chances de desenvolver quadros depressivos, considerados altamente incapacitantes. A socialização também está relacionada ao reforço do sistema imunológico. O peso dessa variável é tamanho que o doutor Wilson Jacob, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, explica que ela possui o mesmo peso da alimentação adequada e dos exercícios físicos entre as três medidas mais importantes para o envelhecimento sadio.
Entre as dicas para viver bem, é importante estar sempre aprendendo algo novo, especialmente atividade intelectual para manter o cérebro em ordem prevenindo doenças degenerativas, evitar o estresse, praticar atividades prazerosas e relaxantes. Alimentar-se bem, ser otimista, dormir bem, investir na vida social. O bom relacionamento ajuda na saúde e recuperam-se melhor e mais rápido quando ficam doentes.
Com a Terceira Idade está acontecendo uma revolução, pois além de estarem vivendo mais, estão ampliando a vida social, trabalho e consumo.
A sociedade está adaptando a essa nova realidade. E ao fazer o ajuste dessa nova situação pode passar por novos modelos de transição entre a vida ativa e a aposentadoria. Muitas pessoas deseja continuar trabalhando e por isso é preciso encontrar mecanismos para tornar essa opção mais atraente.

A vida moderna nos impõe certas práticas objetivando melhor bem-estar. Dentre essas práticas são os cuidados com a alimentação, cuidados com a saúde, os hábitos de higiene, entretenimento, exercícios físicos, manter-se informado lendo os jornais e fazendo suas comparações. Por último, o cultivo de amizades, que como plantas elas devem ser regadas diariamente.
Quando um dia a minha luz apagar, não quero ouvir palavras vazias encantadas pela falsa emoção. Quero apenas o amor durante a minha existência, que venha suprir todas as minhas carências. O ser humano sempre sonha com uma vida mais independente. Na verdade o sonho das pessoas não é apenas a ausência de doenças, mas sim preservar suas funções básicas. Os males como hipertensão, artroses e diabetes, quando bem conduzidos, permitem que a pessoa conviva com elas de forma satisfatória. Através de observação do comportamento dos mais longevos, os cientistas têm chegado a outras conclusões interessantes. É cada vez mais evidente a importância da rede de relações familiares e sociais para a melhora da qualidade de vida dos idosos. Pessoas que mantêm contato assíduo com amigos e parentes têm menos chances de desenvolver quadros depressivos, considerados altamente incapacitantes. As amizades, as socializações estão muito relacionadas ao reforço do sistema imunológico. A influência dessa variável é de tão grande importância que levou o doutor Wilson Jacob, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a esclarecer que ela possui o mesmo peso da alimentação adequada e dos exercícios físicos entre as três medidas mais importantes para o envelhecimento sadio. Considerando o fator família, os genes também desempenham um papel relevante na maneira como envelhecemos, mas ainda assim não são, isoladamente, determinantes na longevidade.

 








 
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 19/07/2016
Reeditado em 19/07/2016
Código do texto: T5703011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.