Dicionário das Tristezas Obscuras

Paramos em frente às telas planas que indicavam as próximas partidas de voos domésticos. Ele parecia relaxado, mão apoiada no puxador da velha mala plástica de rodinhas, cheia de arranhões em sua carapaça vermelha.

- Antigamente, quando eu comecei a viajar de avião... - ele começou a dizer, sem desviar os olhos dos números que piscavam acima de nós. Depois, parou, como se a memória houvesse falhado.

- O que havia? - Incentivei-o.

- Não havia essas telas de TV... - Prosseguiu por fim. - Eram placas, onde os destinos e códigos apareciam, como naqueles velhos letreiros de cinema, só que acionados por eletricidade, não à mão. E quando os destinos mudavam, as placas faziam um barulho, farfalhante... como se fosse o barulho do próprio tempo passando!

O código do nosso voo apareceu no alto da tela. O check-in ainda não estava aberto.

- E, por vezes, eu tinha uma sensação... de que seria bom poder ir para algum outro destino que não o meu. Um lugar no qual eu nunca fui, e que provavelmente jamais irei.

- Creio que há um neologismo para descrever precisamente isso... unismo - comentei.

- Unismo? - Ele me olhou surpreso. - Esta sensação tem nome?

- Um designer, chamado John Koenig, escreveu um "Dicionário das Tristezas Obscuras". Unismo é uma das palavras que estão lá.

- Isso parece uma daquelas palavras complexas, em alemão, que descrevem estados da mente ou categorias filosóficas - ponderou ele.

- Zielschmerz.

Ele me encarou com um sorriso gravado no rosto.

- Tipo isso... seja lá o que for.

- É aquela sensação de medo que te percorre quando, finalmente, você decide mudar o seu caminho e fazer algo que sempre desejou, a vida toda. Ir para o tal destino que não era o seu no quadro de avisos do aeroporto, por exemplo; um lugar que você não conhece, sem rede de proteção em caso de queda, e onde a sua capacidade de sobrevivência e de aplicação de conhecimentos será posta à prova.

Ele continuou a me encarar, o sorriso lentamente se apagando de sua fisionomia. Depois, desviou o olhar para a tela de TV.

- Veja... - murmurou - nosso check-in está aberto.

- [14-03-2018]