Rainha do drama

Layla me abordou no corredor da Ala C, enquanto eu estava a caminho do refeitório.

- Ninguém no clube gosta de mim - alegou, testa franzida.

- Me parecia que todos gostavam de você, e que era uma pessoa muito popular - objetei, consultando o relógio de pulso. Aquelas conversas costumavam demorar...

- Ah, mas isso foi no início. Acho que agora têm inveja de mim, essa é que é a verdade.

- Inveja... por quê?

- Porque sou mais inteligente do que a maioria deles... porque estudei em bons colégios e vivi num bairro nobre.

- E também porque se candidatou à presidência do clube, talvez?

- Eu acho que sou a mais capacitada para a tarefa. A atual administração é desorganizada... mal sabe prestar contas. Eu lhes disse que organizaria as finanças, reduziria as despesas...

- Bastaria que fizessem do seu jeito, suponho...

- O que há de errado com o meu jeito? Eu sei fazer as coisas do modo correto! Não tenho culpa se tenho que lidar com gente ignorante e preguiçosa!

- Calma! Não estou questionando a sua capacidade administrativa e financeira... mas talvez devesse ter mais tato e ser mais cautelosa ao apresentar-se para a tarefa. Ninguém gosta de ser chamado de ignorante e preguiçoso...

- Deveriam me agradecer por eu ser uma mulher sincera! Não entrei no clube para colocar panos quentes, você bem sabe...

- Sim, você entrou para agitar as coisas, estou ciente. Mas imagino que colocou tantos dedos na cara, que espantou eventuais eleitores - provoquei.

- As pessoas não estão preparadas para ouvir a verdade - lamentou-se ela.

- Talvez você seja mesmo boa demais para eles - ponderei.

- Você pensa realmente isso? Não está dizendo só para me animar?

- Oh, eu estou sendo sincero. Talvez você devesse elevar suas expectativas, e abraçar uma atividade que motive sua real capacidade... não a presidência de um mero clube de leitura.

- O que você sugere?

- Um grupo de pacientes aqui do sanatório está montando um grupo de teatro... já pensou em ser atriz?

- Atriz... eu? - Ela me encarou, pensativa.

- Pense em você como a rainha do drama - retruquei, retomando meu caminho para o refeitório.

- [15-09-2018]