AUTISMO, uma janela aberta...

O tempo estava fechado e de quando em quando caia uma chuva fresca. É verão. Aproveitei pra ver um filme depois do café. Estava no meio do filme, na melhor parte quando Laura veio pedir pra tomar banho. Ela é autista e não fala, mas sempre encontra um meio de mostrar de alguma forma o que deseja. Pausei o filme e a coloquei embaixo do chuveiro. Escolhi as roupas limpas para trocar e coloquei uma toalha no cabide. Voltei para ver mais um pedacinho do filme. Laura gosta de banhos demorados. Começou a trovejar e Mel, nossa cachorrinha ficou com medo e quis subir no meu colo. Puxei-a com cuidado e a deitei no colo, mas os trovões ficaram muito fortes então decidi tirar a Laura do chuveiro. A Mel foi junto quase colada em mim. Sequei a Laura e vesti, quando desabou uma chuva torrencial. O pátio encheu de água e começou a entrar na área de serviço. Corri para fechar a janela do quarto quase tropeçando na Mel. Mas era tarde demais já estava uma poça perto da sapateira. Voltei pra pegar um pano seco e tanto eu quanto a Mel molhamos os pés na água da área de serviço. Laura começou a pedir na sua linguagem que só eu entendo pra colocar uma música no som. Fui em seu auxílio e a Mel com as patinhas molhadas subiu no colo dela. Laura não gostou e a empurrou com a duas mãos. Ainda trovejava e Mel tremia de medo. Subiu novamente e foi empurrada com delicadeza, mas firme. Enquanto escolhia a música, observando tudo eu falei: "Ela está com medo filha! Mel está com medo"! Eu tentava explicar, com medo que Laura ficasse irritada e em consequência, desorganizada. Mas para minha surpresa, ela sorriu com ar protetor e com carinho passou a mão na cabeça da Mel.
Não, vocês não tem como entender o que isto representa. Meu coração cresceu tanto, uma alegria silenciosa se agigantou e gostaria de gritar e chorar e contar pra todo o mundo. Laura entendeu! E entendeu todos os significados! A chuva forte, Mel molhada, com medo e eu toda atrapalhada! Laura entendeu!