Imagem relacionada
(Imagem do Google)   

 Cozer e conhecer-se...

Prefiro cozer a coser, embora aos meus quatorze anos comprei um tecido de poá  rosa e dirigi-me à Singer, cortei sem moldes e sem modos um vestido para minha mãe,  não havia golas nem mangas. Ela experimentou e com o olhar  de mãe, disse-me que havia ficado uma beleza em seu corpo, o que não era verdade, pois um lado ficou maior que o outro, o decote mais cavado do que os usados por ela. Encerrei aí esta aventura.

Vez por       outra arranjava uns "embondos" , ( Dialeto muito usado no Centro Oeste Mineiro, aquilo que não é comum no dia a dia) embainhava uns panos de pratos,  forrinhos de mesa, como gosto até hoje dos forrinhos, uso-os sempre, fazia algumas barras em calças chamadas pés de galinha e encasulei por aí.  Tenho pensando em  aprender a costurar, um desafio, será que não me embaraçaria nos fios?

Quanto ao cozer, esse sim, interessei-me desde muito nova. Aprendi a fazer as primeiras refeições aos doze anos em fogão à lenha. Ouvia elogios dos familiares que estava craque na cozinha, fui tomando gosto pelas panelas, na época todas areadas, misturávamos cinzas com água, deixávamos secar um pouco  e passávamos esta pasta sobre elas. Atualmente reclamam das palhas de aço, cansaço rsrsrs. Depois  lavávamos  com água tirada da cisterna pois não havia água encanada nem energia elétrica nas fazendas nesse tempo, reluziam aquele prateado de dar gosto, brilhavam como as estrelas. Comecei a cozinhar e não parei mais, na época não se falava em gastronomia como hoje, se tivesse acesso a mais informações, certamente hoje estaria trabalhando com gastronomia , devido ao meu empenho , gosto e amor pelo que fazia. Em décadas passadas fiz alguns cursos em BH, mas nada que se compare  à importãncia e ao dinamismo da gastronomia atual.  Aprendi também a fazer queijos com minha mãe, colocava o coalho no leite, esperava coalhar, adicionava sal e levava para as formas de madeira, meu pai fez uma menor para mim, um mimo só. Ficávamos ali tempos afagando o leite coalhado de um lado e  de outro .  Suponho que seja esse o motivo de quão valioso é o queijo artesanal, pois é  feito com muito esmero e carinho. Assim que estava no ponto era uma satisfação desenformá-lo. 

Ainda hoje, no preparo das refeições , descasco o alho, faço uma pasta com muito alho e pouco sal , meu tempero principal. Noz moscada, o cominho, as pimentas. os molhos  vêm como coadjuvantes embora enriqueçam os pratos postos sobre mesa. Onde quer que eu esteja, pedem para que eu faça as refeições, em casa, na casa de meu pai e sempre há alguém da família ou amigos dizendo: 
- Faça aquele bolo de banana, aquela feijoada, aquele arroz soltinho, a floresta negra e por aí vai...
Confesso-lhes que não me canso, faço por amor e sinto um prazer enorme em vê-los à mesa, dizendo que está tudo muito saboroso! Um dos grandes prazeres que tenho na vida. É um momento de introspecção, onde vou me conhecendo melhor, a percepção do que gosto e não aprecio em mim , um momento de doação, de alimentar o outro, quer seja o corpo, quer seja o espírito!
(...)
"E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão, ê ô!"
(...)
Gonzaguinha
Eu acrescentaria, refeição em todos os lares, sejam eles de quaisquer lugares...
 
Eis uma costelinha de porco com molho barbecue, muito apreciada aqui nas "Gerais."

Vamos à receita!
Um quilo de costelinha picada em pedaços menores.
Alho, sal, pimenta a gosto para  temperá-la, deixe-a nesses temperos de um dia para outro.
No dia seguinte faça a costelinha a seu modo, eu gosto de pingar água quente aos poucos e quando está quase pronta coloco o suco de uma laranja, fica mais macia e muito saborosa.

Molho barbecue
2 colheres de azeite
1 cebola
2 colheres de sopa de açucar mascavo
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de vinagre 
1 xícara de molho de tomate
Sal e molho de pimenta a gosto
Refogue o azeite, cebola, e alho. Adicione o açúcar mascavo, mostarda , molhos, vinagre, deixe ferver alguns minutos. Coloque sobre a costelinha ou em uma molheira à parte.
Obs. Quando faço o molho barbecue, eu preparo o molho de tomates caseiro, se quiser acrescente um pouco de ketchup ao molho também. Tenho feito essa receita do molho barbecue  dobrada a pedido de Luísa e João Paulo, meus meninos, melhor dizendo, meus filhos...




                         images?q=tbn:ANd9GcQg2faOyzpQWVW6_HoEsf3GbPIF7Eo1BY5pALedPNR2WXJ0PDoFeA                     
(Imagem do Google)
                                      
 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 10/02/2019
Reeditado em 26/07/2020
Código do texto: T6571729
Classificação de conteúdo: seguro