Os 'Filhos Pródigos' (Parte II)

Os anos se passaram. Aquele menino já havia se tornado um homem feito. Estatísticamente falando, ele era apenas mais um 'católico de IBGE', como tantos outros que existem por aí . Mas verdade seja dita; ele nunca demonstrou interesse por qualquer outra religião que não aquela que aprendeu com seus pais. Mas também é bem verdade que nem mesmo o belo exemplo de fidelidade à Igreja Católica demonstrado por seus pais, foi capaz de fazê-lo retornar às suas origens religiosas. Havia um primo seu que até o chamava de herege!

Talvez ainda não havia chegado o tempo do tal "momento oportuno" de que a Bíblia fala. Hoje tenho a certeza de que foi exatamente por isso...

E digo isso, porque ele vivia tranquilamente, já há cerca de dez anos com a sua amada em um bairro vizinho; ela que, assim como ele, também era uma 'Católica de IBGE'. Viviam eles na mais perfeita harmonia e paz quando, exatamente no dia em que as Torres Gêmeas de Nova Iorque vieram abaixo, decidiram mudar-se para o bairro de Vista Alegre.

O casal não conhecia bem o novo bairro, por isso decidiram que, sempre que possivel, e de preferencia à tardinha, sairiam pelas redondezas para se familiarizarem melhor com o novo ambiente. E foi assim que, logo no ano seguinte da sua chegada, aconteceu que em uma daquelas caminhadas eles passaram pelas imediações da Paróquia de São Rafael Arcanjo, onde um grupo de jovens adolescentes encenavam; " A Paixão de Cristo ". Movidos pela curiosidade, eles acabaram se juntando àquela numerosa platéia que, da rua, assistia atenta a encenação em um palco improvisado, montado no pátio externo da paróquia. O casal ficou admirado com a notória dedicação e o amor com que aqueles jovens encenavam aquela peça. Certamente foi aquele clima que os contagiou, plantando em seus corações um sentimento tão sublime de amor a Cristo, que há muito eles não experimentavam...

Até parece que eles repentinamente descobriram que se sentiam sedentos de alguma coisa, que até então não sabiam o que era, mas que a partir daquele momento, descobriram; tinham sede de Jesus. Sim, estavam eles não só sedentos, pois ali se descobriram também famintos daquele Cristo que, retratado na pessoa de um daqueles jovens, diante de seus olhos, relembrava o momento sublime do sacrifício em que esvaziava-se de si, dando a sua própria vida pela salvação de toda a humanidade. Sacrifício que, de forma incruenta, é repetido na Santa Missa, onde Ele próprio se nos é dado como alimento para fortalecer a nossa fé.

É, sem dúvida aquele deve ter sido o tal momento que na Igreja, se costuma chamar de "momento oportuno", porque foi exatamente a partir dali que o casal sentiu a necessidade buscar a Fonte da Água Viva; Jesus. E para eles chegara ao fim aquela sua jornada sem rumo. E naquele momento era dada a largada para o início de uma nova caminhada; a Caminhada pela Vida Eterna. E para esta caminhada, precisamos estar fortalecidos pelo Pão da Vida. E foi exatamente isto: O Pão da Vida: O Próprio Cristo Jesus, que eles foram buscar naquela Igreja.

Creio que não foi por mero acaso, ou simples coincidência; mas foi a Providência Divina quem os direcionou justamente para uma igreja erguida em homenagem a um santo protetor dos casais: São Rafael Arcanjo.

E foi assim que em 29 de setembro de 2004 -Dia do Padroeiro-, um ano após ter se mudado para o Bairro de Vista Alegre, aquele ex-rebelde, tal qual o 'filho pródigo', retorna à Casa do Pai, só que acompanhado da sua digníssima esposa, para receberem o Sacramento do Matrimônio, voltando assim a participar da Ceia do Senhor. Foi uma cerimônia inesquecível e muito emocionante, que foi dirigida pelo nosso amado e inesquecível Padre Florêncio, que durante mais de quarenta anos esteve à frente da Paróquia de São Rafael Arcanjo.

Ah, sim! Qual é o nome destes 'Filhos Pródigos'? Telma e Esmail.

Esmail R. Calabar