EFEITO DOMINÓ

Um homem desempregado saia todos os dias em busca de uma oportunidade de trabalho, ele era casado, tinha dois filhos e um deles era deficiente físico, tomava remédios caros e necessários diariamente; esse homem chama-se Lauro e a sua esposa chama-se Ana Maria que não podia trabalhar, pois cuidava da casa e dos filhos.

Um belo dia, Lauro recebeu uma proposta para levar uma carga de alimentos não perecíveis até outro Estado, pois o mesmo era habilitado para dirigir caminhões e essa era uma bela oportunidade de ganhar um bom dinheiro, já que estava desempregado há bastante tempo.

Então o senhor Lauro aceitou a viagem e a sua esposa Ana Maria ficou alegre, pois eles estavam precisando muito desse dinheiro. O senhor Lauro saiu da sua cidade e só chegaria ao seu destino no dia seguinte.

Então, cruzando a fronteira entre os dois Estados, uma surpresa para o senhor Lauro, a estrada era um caos completo, um abandono geral, buracos para todas as direções, muita lama, pois chovia muito dessa época e tudo isso acabou causando a quebra do caminhão. O senhor Lauro ficou na estrada por cinco dias e além do prejuízo no carro, à carga que era perecível, ficou toda perdida.

O senhor Lauro comunicou ao dono do caminhão sobre esse grande prejuízo e o mesmo, ficou desolado, pois aquela era a sua única produção do ano e o carro era o único que ele usava para transporte.

Após cinco dias parado na estrada, em fim chegou o socorro e o carro foi rebocado para a cidade de origem. O senhor Lauro não recebeu o seu dinheiro e o dono do carro ficou com o prejuízo.

O filho do senhor Lauro ficou sem remédios, a família sem alimento, sem dinheiro; o dono do caminhão ficou sem o caminhão e sem a sua produção do ano. Muitos vendedores ficaram sem o seu produto para revenda, menos um caminhão para ser abastecido nos postos; carregadores ficaram sem uma carga para descarregar e, portanto, uma renda a menos e os seus filhos da mesma forma. Tudo por causa de uma estrada que deveria estar asfaltada, cuidada e protegida, mas o descaso do poder público é o causador de desgraças assim.

Muita gente envolvida nesse tipo de situação era apenas um caminhão quebrado na estrada, mas as pessoas por trás disso eram inúmeras, muitas perdas, muitos prejuízos... E quem sofre é exatamente aquele que paga os seus impostos em dia e é obrigado a conviver com esse tipo de descaso ano após ano. Isso sim é uma vergonha!

Retrato das estradas de um país mergulhado em corrupção, descasos e injustiças. Até quando o povo brasileiro terá que conviver com isso? Os contos são criados na imaginação, mas a realidade é viva e penosa quando tudo poderia ser diferente. O brasileiro merece um país melhor! Um país à altura desse povo alegre, acolhedor, guerreiro e belo! Os bandidos e os corruptos nasceram no lugar errado – Não são dignos de serem chamados de brasileiros.

Ênio Azevedo.

ACADEMIA ZEDOQUENSE DE LETRAS

Luciênio Lindoso
Enviado por Luciênio Lindoso em 29/04/2019
Código do texto: T6635359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.