COISAS DE MÃE: ... um pouco mais de mim!

O "SER" mãe é, muitas vezes, inusitado, tem cada uma;

e cada uma tem 'seu ditado'.

Minha mãe tinha um jeito peculiar de chamar:

Era um chamado gritado. Aprendi a gritar com ela!

E com meu pai, também! Quando brigavam, era gritado!

Acho mesmo que já aproveitavam para fazer 'terapia'

de 'descarrego', pois depois, tava tudo ajeitado...

Era um "coração" pra cá; "querido" pra lá, só que em alemão!

Meu pai chamava ela, assoviando... Um assovio de bem chamado!

Quando minha mãe chegava do serviço de empregada doméstica,

cuja profissão iniciou desde que se viu menina, e que perdura até

hoje, mesmo tendo ela 78 'years old' (79 em 01/07 p.f.)!

(PORQUE É ASSIM QUE ELA QUER E EXIGE!!! kakaka)

Quando ela chegava, que era mais ou menos às cinco e meia da tarde, e por acaso eu estava bem tranquila na casa da vizinha, assistindo tv (era fissurada por tv nessa época - era estar diante de uma que tudo em volta deixava de existir: "- TEREZA! TEREZA!... e nada, Tereza estava com os olhos 'grelados' na tela chuviscosa...kkk); então quando em casa tava tudo em ordem, era bem isso que eu fazia...

Então quando minha mãe chegava, e eu, sendo a mais velha da turma, que ficava a 'cuidar' da casa e dos pequenos, devendo ter eu uns 12 a 14 anos, mais ou menos, porque a mais velha já estava trabalhando em casa de família e estudando à noite... E é dois anos mais velha que eu. E meus pais tiveram cinco filhos, sendo duas meninas, um menino, e mais duas meninas. (Graças a Deus, só um menino! Homens, machistas que são, até meu irmão não 'escapou'... Deus me defenda! kkkkk)

Então quando minha mãe chegada do trabalho forçado, ainda tinha que fazer janta, porque meu pai chegava umas 8 horas da noite (era metalúrgico e fazia hora extra; porque tratar de sete pessoas 'não é bolinho'...). E, pra encurtar um pouco a história, era eu quem ajudava minha mãe a preparar o jantar, que já era feito em quantidade suficiente para o dia seguinte, pra eu não ter que cozinhar sozinha (ela tinha medo). Porque ela e meu pai ficavam fora o dia inteiro. E minha irmã, como trabalhava e estudava, só estava nos finais de semana.

Então, quando minha mãe chegava, e eu não estava, então ela gritava:

"- TEREZAAAAAAAAAAAAA! EU VOU TI PEGAR! EU VOU TI BATER!"

!!S Ó I S S O!! (e apenas uma vez!)

E era um grito tão forte, tão forte, que eu, lá dentro da casa da vizinha; eu que era 'grelada' por tv; saia correndo 'feito corça sendo perseguida por leão' ....kkkkk.... As pernas magrelas eram em extremo ágeis, quando necessário...

Então, esbaforida pela corrida, eu chegava bem pertinho dela, toda humildezinha, e dizia: "- Senhora, mãe?."

"- LAVA O AROZ!" (sotaque erre 'ere encurtado' de alemão - tipo. - O caro saiu caro... kkk)

Pois é, COISAS DE MÃE!