O Código-Fonte

Zack me ligou de Los Angeles, para dar uma notícia chocante.

- Segure seu chapéu: a Microsoft aderiu à OIN!

OIN, a Open Invention Network, basicamente é uma comunidade de empresas e desenvolvedores dedicada ao intercâmbio de software livre - Linux, principalmente. A Microsoft sempre havia se comportado de forma hostil para com o movimento Open Source, portanto aquele gesto inesperado só poderia despertar as minhas suspeitas...

- Estão entrando como convidados na casa, para esfaquear todos os outros quando estiverem dormindo? - Prognostiquei.

- Não é o que parece - replicou Zack. - Fizeram um pronunciamento em que não negam o seu comportamento passado, mas afirmam que estavam num processo para mudar isso... a começar pela compra do GitHub.

O GitHub, o site de desenvolvimento colaborativo de código aberto, havia sido comprado mais cedo naquele ano pela Microsoft.

- Em resumo, eles querem se tornar parte da mudança - avaliei.

- É uma conclusão lógica - anuiu Zack. - Quem diria, que um dia ainda veríamos a Microsoft se tornar uma empresa promotora de código aberto? Só falta agora lançarem um MS-Linux!

- Engraçado você dizer isso, mas a Microsoft já vendeu um sistema operacional baseado no Unix. Você não era nascido, é verdade... isso foi lá pelo início dos anos 1980. Chamava-se Xenix.

- E o que aconteceu com o Xenix?

- Foi abandonado aí por volta de 1987, quando a AT&T lançou o Unix System V. A Microsoft resolveu dedicar tempo e esforços para desenvolver o OS/2 junto com a IBM...

- Microsoft e IBM? Juntas? - Indagou Zack, incrédulo.

- Isso foi há muito tempo - repliquei. - E a IBM parece que perdeu definitivamente o bonde da história...

Dias depois, Zack me ligou novamente. Desta vez, para informar que a IBM havia comprado a Red Hat, uma das maiores desenvolvedoras de tecnologia de código aberto do mundo, incluindo o Fedora, um sistema operacional Linux.

- Parece que a IBM reencontrou o caminho dos trilhos, não é mesmo? - Provocou Zack.

- O futuro dirá - repliquei.

- [11-06-2019]