A arte de dizer NÃO 

Estava eu a refletir sobre algo que me incomoda. Não sei dizer não a ninguém. Porém, o escuto com mais frequência do que gostaria.
- Amiga, você pode me ajudar a fazer isso?
- Não!
- Querida, você pode me ajudar com isso?
- Não!
Sabem o que eu mais acho incrível? É que ninguém pensa duas vezes para pronunciar a tal famigerada palavra. Tem gente que nem titubeia, nem gagueja, não sente o menor remorso. Basta você precisar de um favorzinho, por mais simples que seja, por menor que seja, bem pequenininho, e lá vem a palavrinha, que mais parece um palavrão:
 - Não!
 Não sei se vocês já se sentiram assim, mas pra mim receber um não, é motivo de chateação.
 Sempre solícita e disposta a ajudar, sou daquelas pessoas que não poupam esforços pra ajudar quem está precisando de um favorzinho. Fazer um favor custa alguma coisa?
 -Não!
Concordo com aquela frase que diz que "Gentileza gera gentileza." Porém, existem aquelas pessoas que dizem que "Gentileza gera gente lesa."
Acho que vocês já perceberam que eu sempre me espelho na primeira, a frase original. Por isso mesmo, acho muito chato receber um não. Acho mesmo que sou é lesa, como diz a segunda frase.
Com tantos "nãos" recebidos, uma coisa eu aprendi, dizer não é uma arte que necessita de esforço e treinamento, prática diária, é um exercício que pretendo aprender.
Por isso, deixo vocês com a promessa, de que serei uma boa aluna, e que logo irei praticar, e de lá do fundo do meu ser, irei me vingar de todos os "nãos" recebidos.
Então, só pra treinar... se me pedirem aquele favorzinho de nada, bem pequenininho, logo vão escutar um grande e sonoro:
 - NÃÃÃÃÃOOOOO!
E naquele momento que você mais precisar, vai ouvir:
- NÃÃÃÃÃOOOOO!
E a minha resposta será sempre um "NÃO". 
E assim, ficarei de alma lavada!
        


Camaragibe, 12/11/2019