De pai para filho

_ Pai, por que a mamãe fala assim com o senhor?

_ Como assim? Como ela fala? Não vejo nada de mais no jeito dela falar.

_ Pai!! Ela fala com a senhor como se fosse empregado, um servo, um escravo, o senhor não nota? Fico envergonhado.

_ Filho, você está crescendo, se tornando homem, portanto preciso lhe iniciar no caminho da vida. Você precisa compreender como funciona o nosso país, não importa o quanto você seja eficiente, não vale nada. Só quem consegue algo, ascender no nosso país é quem consegue: 1º) casar certo; 2º) bajular a pessoa certa. Sem esses requisitos você não vale nada, sua competência e seu trabalho árduo e claro, sua honestidade é besteira de pessoas sonhadoras, que não vão a lugar algum.

_ Pai, não entendo, quer dizer que não vale a pena estudar, se especializar, aperfeiçoar-se?

_ Filho, isso é importante, mas não é tudo. Seu tio por parte de mãe, o Lima, escritor, compositor, poeta, poderia conseguir tudo, mas não quis seguir a orientação do seu avô, nada ou quase nada dele é publicado ou aceito nos meios de comunicação, TV, rádio e outros órgãos, só vive na pindaíba, se aceitasse a orientação do seu avô, acho que estaria até na academia de Letras, talento ele tem.

_ Não concordo, pai, o tio Lima é feliz!

_ Que nada, ganha tão pouco, se isso é felicidade, prefiro minha tristeza ah!ah!ah! Filho, hoje o seu tio Fernando é general, você não sabe o que ele suportou para chegar a essa graduação.

_ Pai, a mulher dele é vesga, manca de uma perna e demora a entender as coisas e ele casou com ela?

_ Isso mesmo, meu filho, ascender em sua carreira, exigem esses tipos de sacrifícios, ou você acha que seu tio, que não é de origem militar, sem nenhum protetor, chegaria a general? Claro que não! Ele viu e sentiu a oportunidade que surgiu em sua frente, aquela filha jamais casaria, aproveitou a oportunidade que teve na casa do general e ministro, paquerou a sua futura esposa, suas irmãs eram lindas, mas tinha oficiais filhos de ministros que eram tranquilos os preferidos, todos filhos de general. Ao escolher a mais sem dotes físicos o seu tio Fernando se deu bem, nada de competir com ninguém, a família da noiva, pelo contrário, ficou toda grata e claro suas promoções garantidas. Hoje ele é general, Filho. A vida é feita de concessões, você é jovem, tem tempo para aprender.

_ E por que o senhor casou com a mamãe?

_ Não devia falar, mas estamos falando como é a vida e você precisa saber porta-se perante as oportunidades. Portanto ouça bem o que vou lhe falar. Quando conheci sua mãe, estava terminando o curso de Direito, sem perspectivas de nada, minha família de classe média, de certa forma bem relacionada, meus pais entendiam bem os caminhos da vida e como encaminhar as coisas. Se hoje você acha sua mãe chata, não imagina o quanto era quando mais jovem, arrogante, soberba, prepotente e como sabia humilhar as pessoas que ela julgava abaixo de sua classe social, uma gatinha com quem ela sabia ser superior. Encurtando, ela gostou de mim, não sei por que, talvez devido ao meu sucesso com as mulheres e minha aparência que sobressaía aos demais. Fui um estudante medíocre de Direito, devido ao seu avô, oficial do exército, me tornei magistrado com o tempo, ele promovido a general, eu me tornei desembargador e logo logo sair ministro. Papai já tinha essa visão, encaminhou o Fernando para a vida militar, era um inútil, mas sabia mandar, um bom enrolador, mas tinha talento para a vida militar. Ouviu meu pai, soube pegar as oportunidades, hoje como lhe falei é general. Devido ele ser oficial e ir em algumas festas conheci sua mãe, suportei o diabo. Hoje tenho minhas recompensas. Você é jovem, as coisas para você, com meus status social e da sua mãe tudo se abre, porém você tem que ir além do que conseguimos. Tudo vai depender de você, de suas resignações, tem beleza, boa intuição e articulação, só não pode ter escrúpulos, é isso que faz muita gente não alcançar seus objetivos. Por isso espero que, com essa conversa, você compreenda a vida real e o meio que você vai trilhar, tudo bem?

_ Pai, casar com alguém de quem não gosta, insuportável, aturar familiares chatos e idiotas, pessoas que não lhe respeitam, interesseiros de todo tipo, prontos a lhe trair, vale a pena, pai?

_ Por isso que existem as viagens a negócios, amantes e as bajulações dos subalternos e o temor de seus adversários, não é tão horrível assim, você acostuma.

_ Pai, as viagens não são a trabalho? Como se diverte trabalhando?

_ As viagens, filho, são uma maneira de muitas vezes viajar com as amantes e descansar do trabalho e da família, entendeu?

_ Entendi, pai.

_ Amor, já falou com o Rodriguinho?

_ Já, foi muito proveitoso e esclarecedor, ele com o tempo nos dará razão.

_ Ainda bem, quanto a vocês dois, estou indo a Portugal a trabalho, talvez fique três semanas ou mais, se cuidem, hein? Vou indo senão perco o voo, beijos!

Genivaldo Ribeiro
Enviado por Genivaldo Ribeiro em 27/07/2020
Código do texto: T7018788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.