Peixes ornamentais

Entramos na loja que vendia basicamente rações para cães e gatos, mas que também era uma das poucas naquela cidade interiorana que possuía uma seção dedicada a peixes ornamentais. Eu havia avisado Joca de que ele seria o responsável por cuidar do que quer que acabasse escolhendo, portanto fosse muito cuidadoso no que iria levar para casa. Ele parou fascinado em frente a um aquário onde viam-se vários acarás bandeira.

- Que tal estes, pai?

- É uma boa escolha - avaliei. - Principalmente para iniciantes...

- E se nós colocarmos alguns desses pequenininhos também? - Indagou, apontando para um aquário ao lado, cheio de peixinhos listrados.

- Paulistinhas - informei. - Pode ser, desde que você pretenda levar mais de um acará. Um acará isolado pode ficar agressivo com os outros peixes.

- Podíamos levar dois casais de acarás então - sugeriu Joca. - E meia dúzia desses paulistinhas...

Olhou para o próximo aquário, onde havia vários peixinhos-dourados.

- Esses também são bonitos - avaliou. - Que tal levamos uns quatro também?

- Melhor não, filho. Você vai ter problemas para cuidar deles...

Ele me lançou um olhar decepcionado.

- Mas todo mundo que eu conheço que tem um aquário, comprou um desses - ponderou.

- Provavelmente aquários pequenos, redondos, não é?

- Sim - admitiu ele.

- Pois está errado - expliquei. - Esse tipo de peixe cresce bem, e precisa de muito espaço para nadar. Nós vamos comprar um aquário médio, nada adequado para eles. Além do mais, gostam de água mais fria do que os acarás e paulistinhas. Melhor não misturar...

Ele acabou concordando em levar apenas os acarás e paulistinhas. Mas disse que se um dia tivesse uma casa com quintal, iria fazer um tanque para criar peixinhos-dourados.

- Um lago de carpas - sugeri. - São bem maiores e interessantes do que peixinhos-dourados...

Era algo para o futuro, sabíamos. Por ora, tudo o que a família possuía era um apartamento de dois quartos; e os novos inquilinos ocupariam um lugar de destaque, na estante da sala.

- [06-08-2020]