As sementes de feijão.

Três famílias muito pobres pediram alimento na casa de um senhor muito rico. Às três famílias, o senhor deu a mesma coisa: um pacote de 1 KG de feijão e o direito de usar a terra de sua propriedade.

A primeira família desdenhou da doação, dizendo:

_Que sujeito mais pão-duro. Com tanto dinheiro nos deu apenas esse pacotinho de feijão. Que faremos com isso?

Eles venderam o feijão a primeira pessoa que cruzaram pela metade do preço que valia.

A segunda família desconfiou da doação, dizendo:

_Que sujeito malandro. Quer que rocemos suas terras e, para isso, nos deu apenas esse pacotinho de feijão. De sua terra quero apenas a lenha para cozinhar o feijão.

Coletaram a lenha seca e cozinharam o feijão; e o comeram de uma só vez.

A terceira família agradeceu pela oportunidade e rapidamente roçaram uma faixa de terra, grande o bastante, para semear as sementes de feijão.

Depois de algum tempo, colheram uma saca de feijão. Reservaram uma parte para alimentação, outra para o novo plantio, e o que restou foi vendido por bom dinheiro.

Depois de várias colheitas tornaram-se ricos e compraram as terras do velho senhor rico.

Oportunidade, todos têm; apenas alguns a reconhecem.