Cuidados

Quanto mais velha ficava, menos certeza tinha sobre qualquer coisa. Foi o que disse para a irmã, enquanto tomavam chá num salão perto da casa dela.

- Sempre dependi do Marcos para decisões sobre coisas importantes. Depois que ele morreu... estou me sentindo perdida - admitiu.

- A sua vida inteira, você sempre delegou as decisões para outras pessoas - repreendeu-a a irmã. - Não acha que já está na hora de agir por conta própria?

- Prefiro ouvir uma segunda opinião - redarguiu embaraçada. - Não confio em mim mesma para saber o que seria o melhor, nunca tive essa responsabilidade.

- Talvez seja coisa da nossa geração - a irmã pareceu condoer-se da sorte da mulher mais velha. - Mas com você, realmente é bem mais complicado. Eu pelo menos fui estudar e trabalhar fora. Se tivesse continuado perto de papai e mamãe, talvez nunca conseguisse ser uma pessoa independente.

- Como eu - replicou.

A irmã suspirou, mas não se corrigiu.

- Vamos ver, então. Você está pensando em vender a casa e comprar um sítio... vai morar sozinha?

- Esse sempre foi o sonho do Marcos.

- Marcos está morto - corrigiu a irmã. - E ademais, o que você vai fazer, morando sozinha num sítio? E se passar mal? Quem irá te acudir?

- Viu como eu sou péssima para decidir? - Entrelaçou as mãos sobre a mesa, angustiada. - O que você diz faz todo o sentido...

- Talvez fosse melhor vender a casa e comprar um apartamento - sugeriu a irmã. - Um apartamento pequeno. Menos trabalho para cuidar e menos preocupações se você precisar viajar e deixar fechado por um tempo longo.

Ela ouviu em silêncio, apenas balançando a cabeça em concordância.

- Mas talvez você não devesse fazer - prosseguiu a irmã, pensativa.

- O que quer dizer? - Indagou aflita.

- Nem eu nem você estamos ficando mais jovens; você está viúva e eu, divorciada e com filhos criados. Talvez devêssemos morar juntas, afinal.

Ela encarou a irmã com alívio. Só mesmo assim teria alguém para decidir por ela, até o fim da vida.

- Você vai cuidar de mim, então?

- Vamos cuidar uma da outra - replicou a irmã, estendendo as mãos e segurando as dela sobre a mesa.

- [19-09-2020]