Casais de idosos em ensaios de noivado pra lembrar que o amor pode resistir  ao tempo | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

Sobre pressão
 
O casal Francisco e Ana tem a vida mudada de repente.  A família sempre foi muito unida, ainda continuam fazendo reuniões com os pais. Sr Francisco,  está cada vez mais doente com mal de Alzheimer, mas claro, tem grandes picos de lucidez. Alguns dos filhos estão gerenciando os bens do casal, alugando a casa do casal, e até no sítio, estão reformando, mas. os idosos apegados ao velho ainda tem um pouco de resistência a mudanças.
Ana ama ficar na cidade, e depois de certa idade não quer nem saber de roça. Mas quando fica nervosa, é ameaçada de ser deixada sozinha na roça com o marido, que além de doente tem surtos agressivos de vez em quando. Ana ama o esposo, mas também está com a demência senil no início.  Ela ainda ajuda cuidar do esposo, o compreende e tenta lhe confortar. O esposo além da doença bem avançada está acometido de surdez.  O casal tenta sobreviver, sem entender muita coisa, pois perderam a autonomia, do próprio salário, a liberdade de sair de casa, e ainda tem que aguentar algumas pressões psicológicas, pela falta de didática dos filhos, sem saber lidar muito bem com a situação. Ana está um pouco mais lúcida.. Não estão abandonados, mas não conseguem entender a prisão em casa, a falta de liberdade de cuidar do próprio dinheiro e até mandar na própria casa. está sendo difícil se adaptar ao estilo de vida que lhes são impostos.
A única coisa que querem agora é descansar, que compreendam suas confusões mentais, que não os xingue, que enxuguem suas lágrimas e fiquem sempre ao lado deles. Aos poucos eles vão aceitando e se adaptando a nova vida, e com o tempo até esquecendo que já tiveram casa, salários, e quem sabe, até de se alimentar, tomar banho, como é o caso do Sr Francisco. De uma coisa é certa, o casal de idosos amam seus filhos, no final tudo vai ficando melhor. O que vale é o cuidado que os filhos tem para com eles, e que sejam felizes mesmo não compreendendo muito o agora, se esquecendo do passado e sem sonhar com o futuro, mas bem cuidados, até a finitude.
 
 Conto tema livre
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 20/10/2020
Reeditado em 20/10/2020
Código do texto: T7091855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.