Causo sério

Hoje cordei cedin, inspirado em contar um causo procês.

É só uma história cotidiana que tenho certeza que cêis ouve demais da conta. Mas é sempre bão falar.

Numa avenida movimentada de uma cidadezinha do interior mineiro havia dois sujeitos. Uma era o João que se apresenta assim:

Sou um homi pouco letrado, aprendi a lê e escrevê e mesmo por conta dos erro de português a vida me ensinou coisas que a escola não me mostraria...

Outro dia desses de Deus, vi um menino com seus trinta e poucos anos, forte, bem vestidin, escovadin, numa pedição dos trem de comer e resolvi prosear com ele. Então comecei:

- Bão dia!!!

Qual é sua graça?

E ele respondeu e começamos a prosear.

- Dia pro sinhô também...

Me chamo José Maria, mas tudo contuá de gente me conhece como Zé.

E o sinhô como chama?

- Ô Zé, me chamo João. Tava correndo os oio nocê e vi que tá pedindo os trem de mantimento..

- Tô sim sinhô, não tenho vergonha não. E se tiver precisão eu trabaio pra compensar..

- Uai então por causa di que ocê num arruma um serviço e deixa de pedir?

- Eu já tenho o trabaio na roça, mas o dinheiro que me pagam não dá pra sustentar eu e minha família. Minha Muié também trabaia e nóis dois tem um minino.

- Uai! Ocês dois junto não dão conta de criar esse menino?

- Não sinhô. Nóis vive numa casinha do dono da roça e ele cobra tudo de nóis. Mas Deus há de miorá pra nós...

- Pois já miorô fi. Se ocê quiser a partir de agora pode trabaiá pra mim aqui mesmo e sua Muié também, pois esse mesmo Deus me abençoou deu podê ter condição de ajudar gente como ocê.

- Num sei nem como agradecer sô João. Mas Deus vai te dá muito mais....benzô deuso!!!

Resumindo um cadin o causo é assim.

Esse homem pouco letrado que estendeu a mão ao pedinte e mostrou solidariedade e exemplo para nós, pessoas mortais como qualquer um, era também dono de muitos comércios e apesar de ter situação financeira privilegiada sabia valorizar e tratar as pessoas.

A vida retribui tudo que fazemos com fé, justiça e amor. E nunca é irrelevante lembrar que todo mundo é gente como a gente.

Esse é um "causo", uma história simples que criei, mas que precisa ser

a sempre pra que ninguém esqueça que estamos todos a procura de oportunidades, de melhorias de nós e das pessoas que amamos, e claro, da tão sonhada felicidade que indivíduos como o Zé, merecem por terem virtudes e caráter que se sobresaem nesse mundo onde a ganância por dinheiro e a exploração do ser humano ainda ecoa alto.

O fato é que se nos ajudarmos uns aos outros sairemos dessa vida felizes e com o dever cumprido, fazendo do mundo um lugar bom para todos e dessa maneira evitaremos muitos conflitos, desavenças e covardias.

Inté proceis....

Antônio de Magalhães
Enviado por Antônio de Magalhães em 20/11/2020
Reeditado em 09/09/2022
Código do texto: T7116347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.