Lugares vagos e normas difusas

Dois assentos estavam desocupados, na fileira da frente. Hank os indicou ao atendente no guichê.

- E aqueles ali?

- Estão reservados - informou o rapaz.

- Mas já está quase na hora do espetáculo começar, e se bem me lembro, não é permitido entrar após o início da função - insistiu Hank.

- Está correto, mas os lugares já foram pagos - replicou o atendente. - A casa não terá nenhum prejuízo se ficarem vagos.

Hank tentou apelar para os bons sentimentos do rapaz - caso ele os tivesse.

- Veja... eu e minha namorada viajamos seis horas de ônibus para assistir esta peça. Eu estou disposto a lhe pagar o dobro do que cada lugar vale, e caso o legítimo dono chegue, nós iremos embora, sem briga.

O atendente balançou. Afinal, o dinheiro iria diretamente para o bolso dele.

- Bem... acho que posso dar um jeito - admitiu.

* * *

Na saída do teatro, misturados à multidão, Hank comentou com a namorada:

- Mas que sorte termos conseguido justamente dois lugares juntos, na primeira fila!

- Você não achou muita coincidência? - Indagou a garota.

- Por quê? - Ele a encarou, confuso.

- O atendente disse que os lugares estavam pagos, mas e se ele os manteve vazios esperando justamente por alguém que chegasse de última hora, disposto a pagar o dobro por cada um?

- Confesso que não havia pensado nisso - admitiu Hank. - E se houvesse aparecido mais alguém, disposto a pagar o triplo ou o quádruplo?

- Aposto que ele teria nos expulsado do teatro sem a menor cerimônia - sugeriu a garota, pragmaticamente.

- [23-11-2020]