DIDI, O PREFEITO MODELO:

Diocleciano era um grande amigo, várias vezes eleito prefeito de Boa Nova, no sudoeste da Bahia.

Desde quando meu irmão e seu advogado, Ernesto De Benedictis – conseguiu anular a Convenção do partido que havia apresentado duas chapas, mas o presidente não aceitara o registro da chapa cujo candidato a presidente seria o Didi, Ernesto entrou com uma impugnação na Justiça Eleitoral – que reverteu a situação e mandou registrar a chapa com maior número de votos, justamente a encabeçada por Didi. Houve festa, muita comemoração e Didi acabou vencendo a Convenção e a eleição, tornando-se prefeito. O fato ocorreu na década de 1960. Em vista disso, nossa amizade se estreitou mais e mais. Na sua administração, Didi me convidava para as festas de inauguração de obras, e também para a Festa do Padroeiro, Dia 8 de Setembro.

Numa dessas oportunidades, palanque montado na frente da antiga sede da Prefeitura, Didi pediu que eu escrevesse seu discurso para homenagear a data da Independência. E eu, prontamente o escrevi em duas laudas datilografadas, depois de anotar os nomes das autoridades para compor o palanque oficial e o próprio texto. Entreguei o discurso e fui almoçar. Quando os sinos da Igreja Matriz começaram a soar (essa era a senha para o início da solenidade) fomos para a prefeitura e logo ao chegar, recebi um aceno do Didi que me segredou: (amigo, não sei onde coloquei o discurso. Mandei anotar os nomes para compor o palanque e você vai falar em meu lugar. Alegue que eu estou afônico e pode falar, no máximo por 10 minutos, pois aqui ninguém gosta de discusos longos). Dito isto, entregou-me uma lista e pediu que eu abrisse a solenidade, convidando as autoridades em seu nome. E assim foi feito. Chamei o prefeito ao palanque e disse logo que ele estava com problemas na voz e que pedia desculpas ao povo e às autoridades presentes. Depois de nomear aqueles que comporiam o palanque, passei a palavra para o Instrutor do Tiro de Guerra, depois para um Vereador, uma professora e fiz o discurso final, em nome do prefeito, todos muito aplaudidos e ao som da filarmônica local.

No dia seguinte, o prefeito recebeu alguns convidados em sua casa, entre eles, prefeitos da região, deputados e personalidades da sociedade local. Entre os convivas, o prefeito de Jequié, que contava suas façanhas com seu cavalo o “Baião Pagão”. E o dito cujo exagerava muito em seus feitos, a ponto de dizer que havia vencido uma corrida no Paraguay, utilizando a astúcia de “Chavez” personalidade de Xispirito, comediante mexicano. Sua história consistia em ter chegado em primeiro lugar, mas que o vencedor seria aquele cavaleiro que sentasse no trono dedicado ao campeão, para ganhar o prêmio. E ele, quando sentiu que não conseguiria ultrapassar o seu rival paraguayo, subiu na sela do animal e pulou em cima da cadeira que espatifou-se e ele levantou os dois braços do trono, ganhando assim a excelsa peleja! O cara espumava de prazer ao contar aquela ópera bufa, deixando atônitos os demais convidados!!!

Acontece que, no ano anterior, eu o havia visitado no Hospital Espanhol, na Barra – Salvdor, acompanhando um amigo de Poções que morava em Jequié; era militar do Exército, na reserva, mas que havia servido como chefe da guarda, em Jequié, sob a gestão de Caribé. E lá, encontramos o prefeito sendo tratado num pós-operatório de hemorroida, deitado de bruços e se queixando de dores e que as enfermeiras trocavam sua fralda após os curativos, o que era humilhante para ele. Aproveitando o ensejo, eu perguntei, em tom de pilhéria. – Rapaz, a corrida aconteceu depois da cirurgia de hemorroida ou antes? Não preciso dizer que o homem envermelhou e me olhou com muita raiva, sob as gargalhadas dos demais. Didi sentiu o drama e chamou-me para entregar uns papéis, em outra sala. Trancou a porta à chave e pegou uma compoteira de doce de leite e fomos saborear a maravilha que nós tanto gostamos!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 10/04/2022
Código do texto: T7492035
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.