O sagrado momento de integração com a biosfera

Marcos Barbosa

AL 15/05/2008

Chegaram uma visitas à casa do professor Maubássi e sua esposa gentilmente atendeu ao pessoal:

--Aguardem sentados aqui na varanda que o professor está no sagrado momento de integração com a biosfera. Eu vou preparar um café pra vocês.

Ao pronunciar SAGRADO MOMENTO DE INTEGRAÇÃO COM A BIOSFERA a esposa do professor deixou transparecer um sorriso irônico e as visitas ficaram sem entender o motivo do tom de ironia.

Enquanto o professor demorava para voltar, as visitas debatiam sobre o significado daquele ato sagrado:

-- Será que é uma religião que ele segue?

-- Mas dizem que ele não tem religião?

-- Não tem religião, mas diz ele que tem religiosidade...

-- Ele é um homem bom. Deus há de compreender o pensamento dele...

Diziam coisas assim uns para os outros, quando o professor chegou do quintal com uma cavadeira nas costas e um rolo de papel higiênico na outra mão.

-- Uái professor! - exclamou um mineiro perdido no meio daquele grupo de nordestinos. - A sua esposa falou que o Sr. tava fazendo um "negoço" sagrado!? Eu não entendi essa!

-- " I tava memo sô"...

-- Mas pelo jeito o Sr. tava era passando um "fax"...

-- Também...

-- "Mais cumé qui u sinhô ixplica issu?"

-- Vocês sabem o que é biosfera?

-- Não!... - Todos responderam em coro.

-- Mas sabem que a natureza é sagrada, porque é feita por Deus?

-- Sabemos...

-- Sabem que tudo que nós comemos vem da natureza?

-- Sabemos...

-- Então, o momento em que nós devolvemos os resíduos dos alimentos que a natureza nos deu, pode ser considerado um momento de integração com a biosfera.

-- O que é biosfera? - Perguntou o mineirinho curioso.

-- Biosfera é todo o espaço no Planeta Terra, no ar e nas águas, onde é possível a reprodução e manutenção da vida.

A conversa com as visitas vira uma aula e para animar a conversa, a dedicada esposa do professor vem servir o café numa mesinha, acompanhado de biscoitos assados no fogão a lenha. Enquanto servia, a esposa do professor dava altas gargalhadas e fazia as visitas rirem com a pergunta:

--- Já entenderam o que é o sagrado momento de integração com a biosfera do professor?