“O QUE SE DIZ, O QUE SE CONTA”

Dizem os antigos da cidade que em noite de lua cheia ela saía a cantar.

Toda de branco vestida sempre saía em noite de luar.

Se a alguns chegava a encantar, a outros chegava a assustar.

Os longos cabelos soltos pelas costas escorrendo. A longa saia ia o chão varrendo.

Em certas horas caminhava pelas ruas sem calçamento.

E por vezes ia correndo.

De repente parava, erguia os braços.

Parecia que rogava.

Será que Deus a escutava?

Ou era à lua que ela implorava?

Era uma mulher alucinada. Uma pobre coitada.

Diziam que foi enjeitada.

Tudo que conto escutei de um velho contador de estórias.

Ele arregalava os olhos à medida que me contava e me assustava.

Eu pedia que falasse mais e ele falava, falava.

Hoje em dia eu acho que ele inventava.

Eu perguntava se ela era uma bruxa. Ele me garantia que não. Me falava que era uma mulher movida pela paixão.

Acho que exagerava em tudo, pois dizia que ela era linda com seus cabelos desgrenhados. Que eram uns cabelos muito dourados.

E que o luar tingia de prata. Ficava igual uma fada. Uma mulher encantada.

Dizia que tinha os olhos grandes. Me garantia que eram os maiores que vira na vida.

Me falava até que pareciam dois faróis azuis.

Eu ficava imaginando.

Que beleza poderia haver numa mulher com faróis em vez de olhos e ele falava que era bela como a mais bela sereia. E que cantava em noites de lua cheia.

Falava que as melodias por ela cantadas eram lindas. Tão choradas.

Perguntei certa vez o nome dessa mulher e ele jurou não saber. Mas que talvez alguém soubesse e que quando descobrisse ia me dizer.

Passou o tempo e eu acreditando na mulher que passava as noites cantando.

Um dia o contador de estórias partiu e que ele criava tudo aquilo eu ficava pensando.

Mas em certa noite fui eu a ver.

Ela estava a correr.

Não nas ruas, que já eram todas asfaltadas.

Mas numa estrada dentro de mim. Na verdade naquela hora eu fitava um jardim.

Pensei que estava ficando igual ao contador. Também já podia ver, contar, escrever.

Éramos nós dois, eu e o Sebastião, dois criadores de estórias fantásticas. Desse dia em diante comecei a escrever meus contos. Tinha quinze anos então.

Ai que saudade de ti, meu velho Sebastião!

SONIA DELSIN
Enviado por SONIA DELSIN em 19/08/2008
Reeditado em 24/03/2011
Código do texto: T1135408
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.