O GRANDE SHOPPING DAS ILUSÕES
Juliana Valis

Olívia Telles Goulart estava ansiosa para comparecer à inauguração do maior shopping center do mundo, o Ilusion Mall, que havia atraído turistas de todas as idades e de todos os países. De fato, o shopping era dotado da mais deslumbrante arquitetura e de múltiplas atrações comerciais. Continha mais de cem mil lojas em seus duzentos andares, que se interligavam por meio de elevadores panorâmicos e escadas rolantes de altíssima comodidade. Possuía dispositivos anti-terrorismo de última geração. Logo na entrada do shopping havia uma grande placa na qual estava escrita a frase, em mais de vinte idiomas: sorria, você está sendo filmado no maior centro comercial da Terra ! Encantada com todo o requinte daquele gigantesco ambiente de consumo, Olívia resolvera ir, primeiramente, às lojas de roupas, que se localizavam no vigésimo andar.



Chegando ao andar referido, Olívia deparou-se com as lojas que vendiam as melhores grifes do mundo. Entrou em um estabelecimento da marca francesa denominada "Au Revoir", cuja especialidade era uma série de vestidos finíssimos, bordados com ouro e adornados com diamantes. Hipnotizada com a beleza e o luxo dos vestidos, Olívia decidiu comprar um longuete dotado do poder de reduzir as medidas das mulheres que o trajavam. Seu preço: vinte mil euros. O vendedor informou à moça que tal quantia poderia ser dividida em vinte vezes sem juros no cartão do crédito. Realizando a primeira compra, Olívia saiu triunfante da loja, carregando uma sacola na qual o longuete estava cuidadosamente guardado. Em seguida, Olívia dirigiu-se ao trigésimo andar, onde se encontravam as lojas de cosméticos e perfumaria.

A moça, então, adentrou um estabelecimento de produtos italianos, da marca La Perdizione, e viu um creme mágico que estava em promoção. Tal creme era capaz de eliminar cravos, espinhas e rugas do rosto de qualquer pessoa em questão de segundos. Ao usar uma amostra grátis do aludido produto, Olívia teve uma sublime sensação de êxtase vendo, pelo espelho, que todas as espinhas de sua face haviam desaparecido, em apenas cinco segundos. Sem pensar duas vezes, a moça comprou o produto, cujo custo era de duzentos mil euros, parcelando-o em duzentas vezes sem juros no cartão de crédito.

Eufórica com as suas primeiras compras, Olívia dirigiu-se ao quadragésimo andar do shopping Ilusion Mall , onde se localizavam as lojas chamadas genericamente de “sensacionais”. Ela adentrou uma loja inglesa da marca Perfect People , que comercializava príncipes encantados e princesas belíssimas. Impressionada, Olívia foi falar com o vendedor, que lhe indagou diante de um dos computadores do estabelecimento:

- Como é o homem dos seus sonhos ?

Pensando sem complicações, Olívia respondeu, enquanto o atendente digitava com rapidez no computador:

- Um homem alto, com 1,83 m, com cabelos lisos e castanhos, olhos azuis e pele levemente amorenada.

- É este ? – Redargüiu o vendedor, indicando à Olívia o perfil do homem que estava na tela do computador.

- Sim, é exatamente esse.

- E quais são as características da personalidade desse homem, senhora?

- Bom, ele é honesto, inteligente, generoso, amável, fiel, solícito, feliz, bem-humorado, atencioso, emocionalmente equilibrado e bem-sucedido no âmbito profissional e financeiro.

- Algo mais, senhora?

- Não, não, acho que melhor seria impossível...

- Espere um minuto, por favor. – Disse-lhe o atendente, após digitar as últimas características no computador e retirar um cd-rom do aparelho, com todas as informações ditadas por Olívia.

Em seguida, o vendedor dirigiu-se à vitrine da loja e apertou um botão localizado na testa de um dos muitos bonecos de plástico que ali estavam, abrindo assim um compartimento para colocar o cd-rom de Olívia.

Nos cinco minutos seguintes, o boneco de plástico foi se transformando no homem idealizado pela moça, exatamente com os caracteres físicos e psicológicos que ela havia dito. Absolutamente surpresa, Olívia perguntou ao vendedor:



- Quanto custa ? - Dois milhões de euros, senhora, podendo ser parcelados em dois milhões de vezes sem juros no cartão de crédito.



Satisfeitíssima com a sua última compra, Olívia saiu da loja sob um aviso que ecoava por todos os andares daquele shopping, em mais de dez idiomas subseqüentes:

- Senhores visitantes do Ilusion Mall, dirijam-se imediatamente ao cinema do qüinquagésimo andar, pois é o único lugar que poderá protegê-los do incêndio que começou a se propagar pelo shopping. Usem as escadas laterais e mantenham a calma.

Desesperadas, todas as pessoas que estavam no shopping correram rapidamente ao local indicado pelo aviso dos auto-falantes, localizados em pontos de todos os andares. Como estava no quadragésimo andar, Olívia alcançou com mais celeridade o cinema indicado. Durante o trajeto, todavia, ela deixou cair a sacola na qual estava seu lindo vestido e o seu pote com o creme mágico Niente voou pelos andares abaixo, estatelando-se sobre a cabeça de um pobre senhor que corria pelas escadarias. Além disso, o homem que Olívia havia adquirido na loja Perfect People tinha grandes qualidades, mas ela havia se esquecido de dotar-lhe dos adjetivos “ágil” e “perspicaz”. Como não era possuidor da mínima agilidade, o príncipe encantado de Olívia não conseguiu acompanhá-la até o qüinquagésimo andar do shopping, sendo consumido pelas chamas do incêndio, que nem mesmo as muitas lágrimas da moça lograriam êxito em exaurir.



Quando, enfim, as pessoas que conseguiram escapar adentraram o cinema, elas se viram em um filme transmitido pela grande tela. Viram-se como atores de uma grande produção cinematográfica, dirigida por dois grandes artífices da sociedade contemporânea: a avidez pelo ter e o desafio do ser. Esses dois intrépidos diretores que muitas vezes competem e se mutilam, como se o primeiro pudesse preponderar sobre o segundo.Em um filme rodado ao vivo e em cores, cada pessoa que ali estivesse poderia chorar ou sorrir, dependendo da amplitude de seu susto ao olhar para o grande espelho transmutado em telão de cinema. Alguns indivíduos se viram imersos no drama de seu consumismo desenfreado, doentio e internamente devastador. Outros, por sua vez, surpreenderam-se com os seus papéis ridículos naquela comédia que estava sendo flagrada por tantas câmeras do shopping, como se estivessem em um grande reality show, estúpido e improvisado.



Já Olívia sentia-se no meio termo entre o drama e a comédia, entre o terror e a aventura, entre o peso da realidade e a leveza da ficção. Bem ou mal, aquele filme (ou documentário sobre a banalidade de se comprar o que não tem preço) estava no fim e os indivíduos puderam apenas compreender as últimas frases, cujas letras pareciam querer pular daquela tela de cinema: "O incêndio que a ilusão do consumismo provoca na vida dos seres humanos pode ser tão ou mais fatal quanto as certezas ofuscadas pelo materialismo no concernente à morte.



CUIDADO: "O mundo capitalista é um grande shopping de ilusões." A seguir, foi projetada na grande tela o clássico "The end", seguido dos nomes que compunham o elenco daquele filme insólito, ou seja, todas as pessoas que haviam comparecido à inauguração do fatídico Ilusion Mall.




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Quadro de Vassily, pintura abstrata.
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