A Mulher que Não Queria Envelhecer


 
                              Cintia era uma jovem mulher que tinha pavor só de pensar em envelhecer.
 
                              Todo ano cada vez que se aproximava mais um aniversário vinha o desespero, um sentimento estranho que lhe invadia o peito, a sensação de estar envelhecendo lhe tomava de tal maneira que chegava quase a entrar em depressão.
 
                              Nem a festa surpresa, o encontro de parentes e amigos queridos transformava a noite de comemoração num dia melhor. Ela contabilizava o ano ganho em uma ida sem volta para um acontecimento ruim, uma transformação desvalorisadora.
 
                              Quando completou 20 anos começou a corrida temida aos 30. Agora que havia passado deles começou a choramingar a corrida aos 40. Dizia aos 4 ventos que queria 10 anos à menos, queria porque queria. Se pudesse escolher reduziria 10 anos da sua vida . Repetia para si e para quem quisesse ouvir: "Ah se eu tivesse 10 anos à menos..."
 
                              E com isso ela chateava principalmente à Deus, que jamais ouvia um agradecimento ou reconhecimento por coisas boas que lhe aconteciam. Irritado, magoado com suas lamúrias resolveu ir ter uma conversa pessoalmente na noite que antecedia seu aniversário de 32 anos.
 
                              Cintia dormia ao lado do esposo quando ouviu a porta do quarto ranger devagar e uma luz clara que trazia paz invadir. Ela não sentiu medo, mas olhou para ver se seu esposo acordava, mas nada ele continuava na paz do seu sono merecido após um dia cansativo de trabalho. Preparada para receber a visita, pois a paz da luz lhe havia preparado a alma, se sentou e viu um Senhor sorridente e iluminado entrar lhe dar boa noite e vir sentar-se aos seus pés.
 
                              - Como tem passado minha filha?
 
                              A emoção era tamanha que Cintia não conseguia respirar com normalidade e lágrimas corriam sem controle pela face.
 
                              - Por...porquê o Senhor veio me ver? – perguntou com a voz embargada – Eu ando meio distante do Senhor não fiz por merecer essa visita no meu lar.
 
                              - Eu ouvi seus pedidos anos seguidos e vim atendê-lo. Terás os seus tão desejados 10 anos à menos.
 
                              Cintia sentiu uma alegria imensa lhe tomar. Não podia receber maior e nem melhor presente do que ter seus 10 anos à menos. Caiu aos pés de Deus agradecendo e tocando suas mãos com louvor, já imaginando tudo de bom que lhe traria essa dádiva.
 
                              - Porém minha filha, ter 10 anos reduzidos da vida requer apagar as vivências e toda as recordações que neste período se viveu. Requer aceitar que voltará ao ponto em que estava a exatamente 10 anos atrás e começar a trilhar novamente tendo grande possibilidade de viver uma história completamente diferente da que viveu até hoje, podendo ser essa história boa ou ruim.
 
                              Sem pestanejar ela respondeu ávida:
 
                              - Eu aceito!
 
                              O Senhor se levantou segurando Cintia pelas mãos fazendo com que se levantasse do chão e o seguisse até a janela.
 
                              - Veja filha pela última vez o que vai deixar para trás.
 
                              O vidro da janela se iluminou e Cintia foi jogada para dentro dele como telespectadora e voltou à 10 anos atrás, se viu batendo a porta do seu quarto e se jogando na cama aos prantos porque o namorado atual havia terminado o relacionamento de 2 anos. Em seguida se viu a beira de uma depressão profunda emagrecendo, sofrendo e encontrando o Sérgio seu futuro marido no corredor da faculdade e depois a conversa franca e fortalecedora, a amizade,  a conquista e a paixão. Da paixão veio o namoro, 2 anos depois a gravidez não planejada, e o desespero de 2 jovens que se amavam mas não tinham preparo psicológico e nem financeiro para enfrentar a situação. Viu a conversa com os pais dela quando ele a pediu em casamento e foi forçado a contar sobre a gravidez pois lhe haviam negado a sua mão. A telespectadora sorriu neste momento, se lembrou que foi um momento difícil, mas foi engraçado ver o nervosismo no rosto de menino do seu belo Sérgio. Assistiu seu casamento, foi simples, mas foi tão bonito, foi um dia incrível! Toda a família reunida e ali tinha felicidade e sonhos. Se viu sentada lá no canto pensando como seria a vida de casada, a de esposa e futura mãe. Sentiu medo. Logo estava na sua primeira casa, pequena com móveis simples e pouco conforto, mesmo assim ainda viu o amor e respeito que tinham um pelo outro. Se viu na noite que sentiu as dores para dar a luz. O pai com o carro velhinho ainda de pijamas ajudando seu esposo socorrê-la e algumas horas mais tarde aquele chorinho que jamais poderá ser esquecido invadiu lhe a mente  e a fez chorar. A telespectadora chegou a sentir até o cheirinho do bebê que ela assistia ali nos braços da mãe. 2 anos mais, as coisas melhoraram um pouco e Sérgio voltou a estudar alguém tinha que terminar a faculdade para melhorar de situação, já que os 2 vieram de famílias simples. Se viu insegura, chorar de ciúmes, brigar, deixar de comer e de dormir, foi um período difícil para o casal. Tiveram que aprender a lidar com situações complicadas e crises no relacionamento. Não desistiram e passaram pela fase ruim. Logo viu  a vida mudando e a primeira casa sendo comprada, o filho crescendo, a descoberta de uma segunda gravidez também não planejada mas já dentro de uma situação financeira melhor. Se viu tomando coragem para buscar um empréstimo e montar sua casa de massas que era sonho antigo e conquistar muitas coisas à partir dali, como por exemplo; fé em si mesma, elevar a alto estima, conquistar a  independência financeira. Aprendeu que para ser feliz e fazer alguém feliz precisava dar espaço para que o outro também pudesse buscar seus sonhos. Logo, mais uma noite de dores e mais uma “luz guia de vida”, seu segundo filho veio trazer mais felicidade para aquele lar. Viu a compra da casa atual que era exatamente um sonho idealizado a muito, desde os tempos mais difíceis na infância, esta era grande e confortável. Viu várias conquistas materiais que vieram através da batalha diária dela e do marido, e muitas conquistas pessoais. Viu como hoje ela era uma mulher forte e experiente, com “bagagem”. Bagagem essa que só  o tempo e as vivências trazem. Bagagem valorosa que será maior e maior com o passar dos anos.
 
                              Emocionada com a sua própria história foi despertada por 2 vozes que chamavam:
 
                              - Mamãe! Mamãe! Posso drumi cum voxê? Pedi o sonu, tô cum medo.
 
                              - Eu também. – disse o filho mais velho.
 
                              Segurando a respiração e o choro entalados na garganta, Cintia correu para os filhos agarrou os 2 entre os braços para não soltá-los nunca mais. Sentou-se na cama e recebeu o abraço do marido que despertara e envolveu todos eles.
 
                              Ela olhou para a porta e viu que Deus partia com um sorriso amigável que dizia: “Eu já sabia que esta seria sua escolha”. 

                              Agradeceu emocionada e sussurrando;
 
                              - Obrigada. Obrigada por tudo!

 
 

Anne Valentine
Enviado por Anne Valentine em 13/05/2012
Reeditado em 13/05/2012
Código do texto: T3665156
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.