Mascate

Todos os meses, mesma data. Dia dez chegava o mascate, para alegrar a pequena cidade do interior de Pernambuco: Gameleira.

Novidades trazidas de Recife. panos e trecos. Vendia brilhantina, grampos, cadarços, perfumes e batons...

A festa era grande com a chegada de seu José. Nem parecia que era tão idoso; caminhava na chuva e no sol, carregando malas, com a ajuda de um carro de mão. Todos os meses, pedidos eram satisfeitos. População ávida de esperança – esperança de ficar mais bonita, de combinar cheiros, misturando mato com perfumes.

Era muito paciente com todos, ajudava na escolha de marrafas, diademas, pentes de todos as cores e brilhos.

Eu ficava perto. Bem perto, sem tirar os olhos do meu desejo.

Queria-o tanto para mim. Mas minha avó só pensava em elásticos, bicos e fitas. Também, não estava com muito dinheiro. Mas daria para comprar o que eu tanto queria. Daria...

Eu pegava nele, cheirava, passava no rosto. Sentia um arrepio, de tão macio que era.

O mascate dizia sempre: guardo pra você, Feliciana. Verá que da próxima vez, você compra.

Mais um mês se passava e logo outra lua. Outro dia dez chegava.

Lá vinha o encanto de um teatro – colorido, perfumado e cheio de gente ao redor; cada um que segurasse a sua compra enfeitada de magia. Pessoas iam e vinham; esqueciam de algo e compravam mais... E eu? O meu sonho acabaria voando! Só de pensar, dava um nó na garganta; não haveria de ser. Era só o que desejava para mim. Conseguiria, pensei.

Lembrei de repente, do meu cachorro. Sutão mancava da pata esquerda, era bonito e brincalhão. Grande e preto; manso e de doce olhar.

Fiz negócio com o vendedor: Trocar o animal pelo lenço. Lindo, fino, azul. Com ele chegava à imaginação da felicidade e poder - Ás pessoas iriam pensar que eu já era uma moça, e bonita. Teria valor!

Mas, minutos depois, me olhando no espelho, fui tomada de uma grande tristeza...

Corri, corri tanto a procura do homem, não importando o quanto doíam meus pés descalços...

Enfim, encontrei os dois. Peguei meu animal de estimação de volta; devolvi o lenço, sem a graça do encanto.

Com olhar interrogativo, ele me seguiu, com sua lealdade de sempre. Caminhei devagar para casa. Estava com muito sono. Só queria agora,voltar a pensar, amanhã.

Verônica Aroucha
Enviado por Verônica Aroucha em 27/07/2005
Código do texto: T38017
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.