A MENINA E O POETA VIII - Nem Tudo Tem Fim

VIII

Nem Tudo Tem Fim

Quando acordou no outro dia, ao pegar o exemplar do jornal do pai, largado relaxadamente na poltrona da sala, Ana Luíza leu a manchete que nunca gostaria de ter lido: “Poeta morre declamando poema de amor”.

O susto foi grande! A jovem ainda tinha esperanças de que ele se recuperaria. Como num filme em preto e branco, toda a história de sua aproximação e relacionamento com ele veio à sua memória. E o que se tornou mais doloroso, foi relembrar que se vestira e se preparara na noite anterior para sua primeira noite de amor na vida. Mas o amor da menina e do poeta teria que ser apenas platônico...

Ana Luíza constatava, naquele momento de dar-se conta da fatalidade, que o mesmo periódico que lhe reaproximara do poeta se incumbira de proclamar o seu afastamento definitivo. E a moça chorou copiosamente ao ler o lead e o sub-lead da matéria, falando de acontecimentos que ela mesma presenciara na noite anterior. Das páginas literárias para as manchetes e obituário do jornal, Alex Guima percorreu meteoricamente sua sina. Também foi assim que deu um salto da vida para a eternidade.

A moça se viu só neste mundo. Afastada do ser amado, sem sequer lhe ter dado o beijo molhado do amor, que seus lábios tanto desejaram; resignou-se por apenas ter sido beijada pelo beijo sereno da poesia, o que, seu coração também poeta, sabia não ser pouco.

Soube, pelo jornal, que o poeta seria velado na própria Biblioteca Nacional, templo da Sabedoria brasileira, por intervenção do Diretor junto ao Ministério da Cultura, que quis, com este gesto, ser solidário à família daquele que morreu fazendo o que mais gostava.

O sepultamento só se daria ao fim da tarde. A jovem vestiu a mesma roupa da noite de autógrafos, agora, não mais com o simbolismo da classe e da elegância, mas, sob o signo do luto e da dor. Passou numa Estação Digital, onde se fazia arte final e plotagem pronta-entrega, e mandou fazer um mini-banner com a seguinte inscrição:

“O poeta sobrevive a si mesmo,

por meio da poesia que dele se originou.”

Ana Luíza

Teve permissão especial da família do falecido, por interveniência do Diretor, para afixar o banner na parte superior do poste da luminária oitocentista que estava ao fundo do caixão. E todos os que passaram por ali, leram sua homenagem àquele que lhe ensinara a ser poeta e mulher.

Ao fim de tudo, depois das emoções saudosas reforçadas pelas múltiplas homenagens prestadas ao poeta, Ana Luíza se retirou do local, achando-se em uma nova noite de sua vida. Caminhou pelo internacional calçadão de Copacabana, sendo tragada pelo fluxo de pessoas notívagas que ali trafegavam e contemplando as miríades de estrelas e as incontáveis areias da praia. Seus olhos passeavam constantes do chão aos céus, buscando, naquele ir e vir indiscriminado, as razões que de agora em diante alimentariam seu coração e pensamento. Mas a noite era escura, embora estrelada; e a praia, de areias claras, porém infinita.

Ao fundo, o barulhar das ondas nos rochedos, e seus pés caminhando lentos em direção ao indefinido horizonte. Mas a visão seguinte, em que perdidos pingüins que deram nos costados brasileiros se arrastavam bem longe de seu habitat na tentativa de encontrar um porto seguro, lhe aqueceu o coração com a perspectiva de que, mesmo no desvio, a vida prossegue quando não falta poesia no olhar.

ALEX GUIMA
Enviado por ALEX GUIMA em 13/04/2007
Reeditado em 13/04/2007
Código do texto: T447763