Una fecha muy Especial!

Cidadão Recantista, nesta manhã ensolarada em Jegui é, venho mui respeitosamente dizer que, eu não sei quando fiz ou faço o tal aniversário, comemorado solenemente por Vossa Senhoria. Isso porque, escreveram uma data qualquer na imensa pedra que dividia os terrenos de meu finado bisavó, com a família Borja. Misteriosamente, a pedra saiu do lugar, rolou a ribanceira, atropelou a cerca, passou por cima dos capatazes, esmagou as rezes, incendiou as provisões dos paióis, apagou as fornalhas do inferno, cuspiu na cara do Lúcifer, embebedou as bruxas, esvaziou os rios, tombou tijolos superpostos sobre tijolos, coiceou o vento, empossou o Michel Temer na Presidência do Brasil, guardou a sete chaves o charlatão Lula, explodiu as estrelas, espalhou as caixas de meteoritos e por fim, já caquética e aposentada por invalidez no INSSexo, acomodou-se em cima do livro fiscal da fazenda. E daí; o que o leitor tem a ver com isso?

E daí, que nasci no dia de meu nascimento, porém, sem ano, mês, dia, hora, minuto e segundo; e por isto, jogado ao leu. Todavia, de bem com os meus profundos vincos na cara, com as dobras de pelancas caídas, com as alpercatas que suportam as rachaduras de meus pés e meu andado de pato choco, dado por nosso Deus Pai. Contrário do iminente escritor, poeta e filósofo Recantista, não importa-me quantificar o que não tenho; e sim, a qualidade do que possuo.

Ora, aniversário lembra-me um ano a menos, morte que se aproxima, velhice que chega, rugas e cabelos brancos pedindo passagem, netos roxeando-lhes as canelas com chutes e pontapés, dar dinheiro em pagamento de mesadas para netos marmanjos e filhos barbudos, arrastar cães e gatos pela coleira em shoppings, desfilar no carro importando nas avenidas beira-mar; enfim, para mim, comemorar essa data é chamar para si a falência de memória. Porém, tanto as leis dos homens como a leis bíblicas, ensinam-nos que nos respeitemos mutuamente; destarte parabéns e feliz aniversário. Mas, por favor, não se iluda e repense os seus conceitos sobre o tal aniversário; pois estás comemorando a trilha que o leva ao sete palmos de terra; ou seja, mais ou menos 1m e 40 de fundura, o qual será a garantia de seu futuro e endereço fixo para o resto da vida.

Sobretudo, como é conhecimento dos doutos, espiritualistas e espíritas, a morte é a plenitude da vida. Ratifico: parabéns, aplaudo, canto "os muitos anos de vida" e apago as velas de seu aniversário, que para o silêncio dos mortos, é a trilha mais estável, retilínea e curta que o conduzirá ao umbral. Portanto, se continuares comemorando, esse é o seu tácito futuro. O viés é que, fechas especiales merecen ser conmemoradas! Então, meus parabéns, feliz aniversário e siga sua estrela; porque eu fico por aqui sem lenço, sem documento e sem saber quantos anos tenho.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 01/03/2018
Reeditado em 01/03/2018
Código do texto: T6267461
Classificação de conteúdo: seguro