SAULO ERA UM SOLDADO FARISEU QUE MORAVA NA CIDADE DE TARSO E CONHECIA MUITO BEM AS LEIS DOS JUDEUS. ELE ERA UM HOMEM MUITO MAL E QUE ODIAVA OS CRISTÃOS. ELE MALTRATAVA OS CRISTÃOS SEM DÓ E NEM PIEDADE. ERA CAPAZ DE HUMILHAR E TIRAR HOMENS E MULHERES DAS SUAS CASAS A FORÇA E MANDÁ-LOS PARA A PRISÃO. SEU ÓDIO DOS CRISTÃOS ERA TÃO GRANDE QUE FICOU SÓ OLHANDO UMA MULTIDÃO DE PESSOAS APEDREJAREM UM HOMEM CHAMADO ESTEVÃO ATÉ MORRER SEM FAZER ESFORÇO ALGUM PARA SALVAR A VIDA DO JOVEM INDEFESO.

SAULO SÓ PENSAVA EM PERSEGUIR AS PESSOAS QUE ACREDITAVAM EM DEUS QUE HAVIA CRIADO O CÉU E A TERRA E EM SEU FILHO JESUS CRISTO QUE MORREU NA CRUZ PARA LIVRAR TODA A HUMANIDADE DE SEUS PECADOS. E ALGUNS DIAS DEPOIS DO APEDREJAMENTO DE ESTEVÃO, ELE PEDIU PERMISSÃO AO SUMO SACERDOTE PARA VIAJAR ATÉ A CIDADE DE DAMASCO PARA PRENDER TODOS OS CRISTÃOS QUE MORAVAM NAQUELA REGIÃO. O SUMO SACERDOTE CONCEDEU A PERMISSÃO DE IMEDIATO E AINDA ORDENOU A SAULO DE TARSO QUE SE HOUVESSE RESISTÊNCIA POR PARTE DOS CRISTÃOS QUE ELE OS CASTIGASSEM EM PRAÇA PÚBLICA PARA QUE ESSES SEGUIDORES DE JESUS SERVISSEM COMO EXEMPLO PARA QUEM OUSASSSEM DESAFIAR AS LEIS E O PODER DOS FARISEUS. ENTÃO, SAULO DE TARSO PARTIU PARA DAMASCO SEDENTO DE ÓDIO. MAS, QUANDO O JOVEM CENTURIÃO ENTROU NA ESTRADA DE DAMASCO UMA LUZ BEM FORTE COMEÇOU A BRILHAR EM VOLTA DELE E O JOVEM CENTURIÃO CAIU NO CHÃO EMPOEIRADO. ENTÃO, SAULO OUVIU UMA VOZ VINDA DO CÉU.

- SAULO, PORQUE VOCÊ INSISTE EM ME PERSEGUIR?

- O QUE FOI QUE EU LHE FIZ?

E O JOVEM SAULO ASSUSTADO COM A VOZ QUE VINHA LÁ DO ALTO PERGUNTOU:

- QUEM É O SENHOR?

- EU SOU JESUS, O CRISTO SALVADOR DA HUMANIDADE. EU QUERO QUE VÁ PARA DAMASCO E QUANDO CHEGAR LÁ VOCÊ SABERÁ EXATAMENTE O QUE TERÁ QUE FAZER.

E NAQUELE INSTANTE, SAULO FICOU COMPLETAMENTE CEGO QUE TEVE QUE SER AMPARADO POR SEUS SOLDADOS QUE O GUIARAM ATÉ DAMASCO. JÁ NA CIDADE, ENCONTRARAM UM HOMEM CHAMADO ANANIAS. E ANANIAS AVISTANDO-O FOI AO ENCONTRO DELE E DISSE:

- JEUSUS ME ENVIOU ATÉ VOCÊ PARA EU CURAR A SUA VISÃO.

ENTÃO ANANIAS PASSOU AS MÃOS NOS OLHOS DE SAULO E IMEDIATAMENTE O CENTURIÃO VOLTOU A ENXERGAR.

E O VELHO ANANIAS FALOU SOBRE JESUS E SEUS MILAGRES PARA SAULO QUE FICOU AO MESMO TEMPO ARREPENDIDO DE TER PERSEGUIDO OS QUE ACREDITAVAM EM CRISTO E MARAVILHADO COM OS MILAGRES E ENSINAMENTOS DE AMOR PRATICADOS POR JESUS. E DESDE ENTÃO, SAULO DE TARSO DESCEU ÁS ÁGUAS E SE CONVERTEU EM UM DOS MAIORES SEGUIDORES DE CRISTO JESUS E PASSOU A SE CHAMAR PAULO E COMEÇOU A PREGAR NAS SINAGOGAS FALANDO SOBRE O AMOR DE JESUS E SUA HUMILDADE. SAULO FICOU PORTRÊS ANOS EM DAMASCO CONVERTENDO MAIS HOMENS E MULHERES EM CRISTÃOS COM SUAS PREGAÇÕES SOBRE JESUS, O SALVADOR DA HUMANIDADE E SEUS MARAVILHOSOS MILAGRES.

MAS DEPOIS DE SUA CONVERSÃO, O JOVEM PASSOU DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO. POIS, OS JUDEUS FICARAM COM MUITO ÓDIO DO AGORA COVERTIDO PAULO DE TARSO TRAMARAM UM PLANO PARA MATÁ- LO.  MAIS SEUS AMIGOS, FICARAM SABENDO DESSE PLANO CRUEL PARA DAR FIM A VIDA DE PAULO DE TARSO. ENTÃO, MAIS QUE DEPRESSA ELES FORAM AJUDÁ-LO A ESPAPAR DAS MÃOS DOS FARISEUS. ELES COLOCARAM O HOMEM DE TARSO DENTRO DE UMA CESTA. E LOGO DEPOIS, AMARRARAM A CESTA NUMA CORDA E A DESCERAM POR UMA VÃO DAS MURALHAS DE DAMASCO.  E ASSIM, PAULO CONSEGUIU FUGIR PARA JERUSALÉM E TENTOU SE JUNTAR COM OS OUTROS SEGUIDORES DE JESUS. MAS, ESTES TINHAM MUITO MEDO DELE. PORÉM UM HOMEM BONDOSO CHAMADO BARNABÉ LEVOU SAULO ATÉ OS APÓSTOLOS DE CRISTO DIZENDO QUE JESUS HAVIA O ESCOLHIDO TAMBÉM PARA PREGAR SUAS MENSAGENS DE AMOR E PAZ PARA MILHARES DE PESSOAS PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO. E O MAIS NOVO SEGUIDOR DE CRISTO COMEÇOU A ENSINAR AS BOAS NOVAS POR TODOS OS LUGARES POR ONDE PASSOU.  PAULO, EM SUA VIAGEM A CORINTO NA GRÉCIA. DEIXOU SEU LAGADO DE AMOR E FÉ AO CRISTO SALVADOR PRONUNCIADO UMA DAS MAIS BELAS FRASES DE AMOR QUE A HUMANIDADE JÁ OUVIU.

AINDA QUE EU FALASSE AS LÍNGUAS DOS HOMENS OU ATÉ MESMO DOS ANJOS, MAS NÃO FOSSE CAPAZ DE AMAR OS OUTROS, NÃO SERIA MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO DE FAZER BARULHO”.  SE EU TIVESSE O DOM DE FALAR EM NOME DE DEUS, E SE SOUBESSE OS MISTÉRIOS DO FUTURO E SE CONHECESSE TUDO ACERCA DE TUDO, MAS NÃO AMASSE OS OUTROS, DE QUE ME SERVIRIA ISSO? E ATÉ MESMO QUE TIVESSE FÉ DE FORMA A PODER FALAR A UMA MONTANHA E FAZÊ­-LA DESLOCAR­-SE, ISSO NÃO TERIA VALOR ALGUM SEM O AMOR.  AINDA QUE DESSE TUDO AOS POBRES, AINDA QUE DEIXASSE QUE ME QUEIMASSEM VIVO, MAS SE NÃO AMASSE OS OUTROS, EU NÃO TERIA NENHUM VALOR.

 O AMOR É PACIENTE E BONDOSO. NÃO É INVEJOSO, NEM ORGULHOSO; NÃO É ARROGANTE, NEM GROSSEIRO. O AMOR NÃO EXIGE QUE SE FAÇA O QUE ELE QUER. NÃO É IRRITADIÇO E DIFICILMENTE SUSPEITA DO MAL QUE OS OUTROS LHE POSSAM FAZER. NUNCA FICA SATISFEITO COM A INJUSTIÇA, MAS ALEGRA-SE COM A VERDADE”.  O AMOR NUNCA DESISTE, NUNCA PERDE A FÉ, TEM SEMPRE ESPERANÇA E PERSEVERA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.”.

APÓS VIAJAR POR MUITAS CIDADES PREGANDO AS MENSAGENS DE AMOR, PAZ, ESPERANÇA E DE UM MUNDO MELHOR ENSINADAS POR JESUS, O CRISTO SALVADOR. PAULO CHEGOU A ROMA E CONTINUOU A PREGAR OS ENSINAMENTOS DO CORDEIRO DE DEUS POR LÁ. MAS O IMPÉRIO ROMANO QUE ERA ACOSTUMADO A IDOLATRAR DEUSES DE BARRO, NÃO VIA PAULO DE TARSO COM BONS OLHOS E SIM COMO UMA AMEAÇA. ASSIM, O HOMEM DE TARSO FOI PRESO. E HÁ ALGUNS ANOS MAIS TARDE FOI DECAPITADO POR ORDEM DO IMPERADOR NERO.

E DIANTE DE SEU CARRASCO PAULO, O APÓSTOLO DE CRISTO EM PÉ, DE FRENTE PARA O ORIENTE, REZOU POR UM LONGO TEMPO. DEPOIS DE PROLONGAR A ORAÇÃO E CONVERSAR COM O SUMO SACERDOTE, ESTICOU O PESCOÇO SEM PRONUNCIAR UMA PALAVRA. E QUANDO O CARRASCO DECAPITOU A CABEÇA, RESPINGOU UM POUCO DE LEITE NA ROUPA DO SOLDADO.

 E TODOS OS PRESENTES, DIANTE DESTA VISÃO, FICARAM MARAVILHADOS E GLORIFICARAM A DEUS QUE DEU A PAULO TANTA GLÓRIA; E, QUANDO ANUNCIARAM A NERO O QUE ACONTECEU NOS ÚLTIMOS MOMENTOS DA VIDA DO HOMEM DE TARSO. “O IMPERADOR TAMBÉM FICOU ESPANTADO E ENVERGONHADO”

 

INSPIRADO EM Atos 7:54-8:3; 9:1-28; 13:9; 21:40–22:15;  Romanos 1:1; Gálatas 1:11-18

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 19/07/2018
Reeditado em 13/01/2024
Código do texto: T6394517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.