Cronica de 1 Rio Grande

Se for do Sul, foi tomado por traficantes, corsarios e ladroes. Tentou resistir, mas no tiroteio tormentoso, morreu.

Se for do Norte, com o derretimento das geleiras devido o Aquecimento Global, foi tragado pelo avanco do mar; sobrando apenas sal.

Se for sobre o Negro, formou dupla com o Solimoes, ficaram sem remos, quebraram as violas e adeus voz. Mal das pernas e corredeiras, faz tempo que a dupla nao compoe nada audivel. Como nao bastasse o negrume, azedume e o desequilibrio de PH de suas aguas, entregaram-se as inutilidades humanas.

Se for do Tapajos, foi destapado pela acao da tribo homonima; e nao suportando a ensolacao avassaladora, perderam os cilios, secando suas nascentes.

Se for do Velho Chico, cruzou valeu, subiu altas colinas, caiu de cara no abismo e esta esperando um milagre de Sao Francisco, santo e arquivista de chaves no ceu, para recuperar as perdas e danos. Ate quando tera paciencia para esperar, dificil dizer.

Se for sobre o Tiete, cansado de correr dos paulistanos, entregou-se ao esgoto. Como certa especie de ave, enterrou o focinho na merda; como recompensa, nunca mais foi amolestado.

E o Amazonas? Ora o Amazonas, ao notar forasteiros invadindo suas margens, vira a embarcacao com os invasores e tudo. Pode-se dizer que e o unico Rio Grande que ainda nao se rendeu aos ladroes, saqueadores e corruptos. Ate quando? Resposta com os maus espiritos. Com eles nao tem negociacao e rios de dinheiro na cueca .

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 02/08/2018
Reeditado em 03/08/2018
Código do texto: T6407337
Classificação de conteúdo: seguro