MATIAS  ERA UM LOBO MAU E MUITO PREGUIÇOSO QUE VIVIA NA FLORESTA DESDE  PEQUENO.  ELE NÃO GOSTAVA DE TRABALHAR. POR ISSO, QUANDO SE FALAVA EM  TRABALHO  PERTO DELE, SEMPRE ARRUMAVA UMA DESCULPA PARA FUGIR DAS  TAREFAS QUE CABIAM  A ELE REALIZAR. ELE SEMPRE INVENTAVA UMA HISTÓRIA  DRAMÁTICA PARA NÃO PEGAR NO  PESADO. MATHIAS GOSTAVA MESMO ERA DE SE  APROVEITAR DAS SITUAÇÕES PARA  TIRAR VANTAGENS QUANDO PRECISASSE DE  ALGUMA COISA. ELE ESTAVA SEMPRE COM  UM SORRISINHO FINGIDO NOS LÁBIOS E  NÃO POUPAVA ELOGIOS PARA QUEM  ESTIVESSE DO SEU LADO. O VELHO LOBO  ASTUTO SÓ QUERIA MESMO UM POUCO DE  SOMBRA E ÁGUA FRESCA. ENQUANTO, OS  OUTROS ANIMAIS DA FLORESTA  TRABALHAVAM PARA VALER NO VERÃO PARA  GARANTIR UM INVERNO TRANQUILO E COM  A DISPENSA CHEIA DE ALIMENTOS PARA  SOBREVIVEREM DURANTE TODO O RIGOROSO  INVERNO, O LOBO SÓ FICAVA  PASSEANDO PELA FLORESTA A PROCURA DE ALGUMA  CRIANÇA OU PRESA PARA  ENCHER A SUA PANÇA. E ASSIM OS DIAS FORAM PASSANDO  E O INVERNO CHEGOU.  ENTÃO, O LOBO QUE SE ACHAVA ESPERTO, LOGO FLORESTA  COBRIU-SE DE NEVE. E  O LOBO QUE HAVIA SE RECUSADO A TRABALHAR PARA  GARANTIR UM INVERSO  TRANQUILO, LOGO SE VIU EM APUROS, POIS, NÃO TINHA  MAIS NADA EM SUA  DISPENSA. MATIAS COMEÇOU A SENTIR MUITO FRIO E UMA FOME  TÃO GRANDE QUE  SUA BARRIGA COMEÇOU A RONCAR. ENTÃO, O LOBO MAU SAIU DE  CASA  ENFRENTANDO, O FRIO, A CHUVA E A NEVASCA QUE CASTIGAVA A FLORESTA  DE  PONTA A PONTA. MATIAS CAMINHOU MUITOS QUILÔMETROS, MAS, DE NADA   ADIANTOU TODO ESSE ESFORÇO QUE ELE HAVIA FEITO PARA CONSEGUIR OS   ALIMENTOS NECESSÁRIOS E TÃO SONHADOS PARA SACIAR SUA FOME, POIS, DOS   MORADORES DA FLORESTA QUISERAM CONVERSA COM O LOBO PREGUIÇOSO E NEM SE   DERAM AO TRABALHO DE ATENDER A PORTA. ENTÃO, O VELHO LOBO FOI OBRIGADO A   FICAR EXPOSTO AO FRIO E A NEVE. POIS, ANOITECEU RAPIDAMENTE. MAS,  MESMO  ASSIM, O LOBO CONTINUOU CAMINHANDO DE VOLTA PARA CASA. ELE TREMIA  DE  FRIO E SUA BARRIGA RONCAVA DE TANTA FOME QUE UE ESTAVA SENTINDO.  LOGO,  AMANHECEU O DIA E O LOBO METIDO A ESPERTO CONTINUOU A SUA  CAMINHADA EM  BUSCA DE ALGUM ALIMENTO QUE SACIASSE A SUA FOME. E  ENQUANTO, MATIAS  CAMINHAVA ESCORREGOU E DEU DE CARA COM A NEVE E  CONFORME FOI SE  AJEITANDO PARA SE LEVANTAR SENTIU ALGO TOCAR NA PALMA  DE SUA MÃO E  QUANDO ELE OLHOU PARA BAIXO AVISTOU UMA PELE DE CORDEIRO  COBERTA PELA  NEVE. O LOBO IMEDIATAMENTE PEGOU A PELE DE CORDEIRO E  GUARDOU NA SUA  MOCHILA. E DURANTE TODO O CAMINHO DE VOLTA PARA O SEU  LAR FICOU  PENSANDO, PENSANDO, MATUTANDO E REMOENDO SUA MENTE PARA NO  QUE PODERIA  SERVIR AQUELA PELE DE CORDEIRO QUE ELE HAVIA ACHADO  ENCOBERTA PELOS  FLOCOS DE NEVE E FINALMENTE QUANDO ELE CHEGOU A SUA  CASA, UMA BRILHANTE  IDEIA SURGIU DENTRO DA SUA CABEÇA. MATIAS ERA UM  LOBO MATREIRO E COM  MUITA RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO RESOLVEU USAR A PELE DO  CORDEIRINHO COMO  DISFARCE PARA FAZER COM QUE OS HABITANTES DA FLORESTA  TIVESSEM PENA DO  SUPOSTO CORDEIRO PASSANDO FRIO E FOME AO MESMO TEMPO  NO RIGOROSO INVERNO  QUE ESTAVA APENAS COMEÇANDO. E LÁ FOI O VELHO LOBO  VESTIR A PELE DO  CORDEIRO DEPOIS DE FAZER ALGUNS AJUSTES PARA ADAPTÁ-LA  AO SEU CORPO. E  COM GRANDE SATISFAÇÃO APESAR DE ESTAR FAMINTO, SAIU  BEM LIGEIRO PARA POR  EM PRÁTICA SEU PLANO PARA ARRECADAR ALGUNS  ALIMENTOS PARA SACIAR SUA  FOME DE UMA VEZ POR TODAS E AINDA DE QUEBRA  CONSEGUIR ALGUNS AGASALHOS  PARA SE PROTEGER DO FRIO. E LÁ FOI ELE  CAMINHANDO PELA FLORESTA TOMADA  PELA NEVE FANTASIADO DE CORDEIRO E A  MEDIDA EM QUE OS OUTROS IAM  PASSANDO NA SUA DIREÇÃO, O LOBO ACENAVA E  CUMPRIMENTAVA A TODOS COM UM  BELO SORRISO E FAZENDO MUITOS ELOGIOS E  ASSIM GANHAVA A CONFIANÇA DOS  MORADORES DA FLORESTA QUE COM PENINHA DO  POBRE CORDEIRINHO COM CARA DE  FAMINTO DAVAM -LHE ALGUNS ALIMENTOS E  AGASALHOS E ASSIM MATIAS, O LOBO  MAU CONSEGUIU ENCHER SUA MOCHILA COM  DIVERSOS TIPOS DE ALIMENTOS. MAS,  QUANDO ELE RESOLVEU VOLTAR PARA A  CASA CAIU UMA FORTE NEVASCA QUE O  IMPEDIU DE SEGUIR CAMINHANDO, ENTÃO, O  LOBO RESOLVEU SE ABRIGAR EM UMA  TABERNA E ESPERAR O DIA AMANHECER PARA  PODER RETORNAR A SUA CASA, MAS,  FOI AI QUE O VELHO LOBO AINDA EM PELE  DE CORDEIRO COMEÇOU A SE DAR MAL  PORQUE A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS E A  VERDADE SEMPRE APARECE. MATHIAS,  ENTROU NO LOCAL, CARREGANDO A PESADA  MOCHILA NAS COSTAS E NÃO PERCEBEU  QUE VINHA DE ENCONTRO NA SUA DIREÇÃO  UM ALCE TOTALMENTE DESEQUILIBRADO E  ASSIM, OS DOIS SE CHOCARAM, INDO DE  ENCONTRO AO CHÃO PROVOCANDO UM  GRANDE ALVOROÇO NAQUELA TABERNA. A  BATIDA DE CABEÇAS FOI TÃO FORTE QUE A  PONTA DA GRANDE GALHADA DO ALCE  QUE MEDIA TRÊS METROS DE ALTURA RASGOU A  PELE DE CORDEIRO QUE ENCOBRIA A  VERDADEIRO IDENTIDADE DE MATHIAS, O  LOBO MAU. QUANDO OS HÓSPEDES VIRAM  QUE ERA UM LOBO E NÃO UM INOFENSIVO  CORDEIRINHO FICARAM BEM BRAVOS COM  O LOBO FINGIDO QUE AGORA DESMASCARADO  ESTAVA NUM BECO SEM SAÍDA.  OS  CAÇADORES DE LOBOS FORAM AVISADOS PELOS  MORADORES DA FLORESTA E ASSIM,  MATIAS FOI CAPTURADO PELOS CAÇADORES DE  PELE TENDO O MESMO DESTINO DO  POBRE CORDEIRINHO QUE PERDEU SUA PELE NA  MATA COBERTA DE NEVE. O TRISTE  FIM DE MATHIAS, O LOBO MAU ENSINOU PARA  TODOS OS HABITANTES DA  FLORESTA QUE HÁ PESSOAS QUE SÃO LOBOS MAUS E  VESTEM PELE DE CORDEIRO  PARA DISFARÇAR SUAS MALDADES.  

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 12/09/2018
Reeditado em 14/01/2024
Código do texto: T6446613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.