Cabo Oliva

Parece mentira..., mas, verdade não se dissipa à medida que o tempo passa.

Foi inesquecível, como não sou egoísta, vou, agora, dividir esse momento com vocês .

Vamos ao fato. Talheres à mesa, copa pronta para o cafe da manhã, cabo Mercio levantava cedo, zeloso, cuidava de cada detalhe; tinha prazer em servir.

Presas por uma alça, cinco formas, em alumínio, uma sobre a outra, carregadas com pão, ovo, queijo e outras iguarias; na garrafa térmica suco ou leite com café.

Estávamos de olho nele....De todas as enfermarias, a do último cômodo do prédio já funcionava, informalmente, como alojamento, e, por uma abertura, na parte superior da parede contígua à copa, dava para ver a mesa pontinha...

Mesa posta! Caprichoso, com esse momento, cabo Mercio, punha tudo em seu lugar! Só um detalhe ! como combinado, no lugar do queijo, o sabão!

Corte bem feito, simulava as fatias de queijo: dispostas, uma sobre a outra, da segunda fatia até a última, um leve giro, em relação à primeira; na bandeja duas circunferências, todas formadas com fatias de sabão; no espaco vazio do centro da formação, para dar realismo, deliciososos quindins...

Cabo Oliva, o" bocão", uniforme alinhado, calças vincadas, muito asseado, acompanhava de outro cômodo do prédio...

Era um indolente, todavia, dizia-se, seguidor, contumaz da lei do menor esforço, " o bom malandro"..., na verdade sempre se esquivava de suas responsabilidades, não seria diferente na hora de buscar os alimentos; mas, com sorriso largo, esfregava as mãos, e, com prazer, sinalizava que a hora chegara! Sujeito insaciável - Que fome!

Na última enfermaria, todas as camas arrumadas, travesseiros cobertos por fronhas personalizadas; em forma de sabre, o cobertor azul escuro em contraste ao lençol branco, muito bem estendido! Após "o pente fino", ficava impecável! A infermaria mais " engrenada"! reservada às situações especiais:

Durante o dia reservada, à noite, o espaço era nosso! reuniões memoráveis ! ao som da rádio 98 FM - GOOD TIMES- todavia, tudo sem perder o respeito.

Éramos comandados pelo Sargenteante e almoxarife Sargento Amilson; contudo, o chicote estava em outras mãos , e, no caso, muito bem utilizado pelo todo poderoso, Sr. Cabo De Soa! Com todo respeito! cidadão exigente, difícil de lidar; foi um presente estar ausente nesse dia, o que nos possibilitou armar a" ratoeira ".

O "queijo" e o rato...

Ciente de sua, costumeira, esganação, Cabo Mercio, saiu de propósito, deixando a copa desguarnecida. Não há exagero na expressão!

Sozinho na Copa, o falastrão tinha uma ficha extensa, não se contentava com o que comia... enchia-se, e, depois, carregava o que estivesse ao seu alcance.

Sorrateiramente, às escondidas, passou, olhou, viu a porta aberta; como não via mais ninguém, aproximou-se da mesa, e, com olhar fixo nas bandejas bem dispostas, regadas a ... cachorro-quente, ovos fritos, iogurte e queijo, para nós estava claro..., do outro cômodo, olhando de cima, que o ratão iria abocanhar uma bela fatia do "queijo."

Regurgitou!!! Repleto, cheio, farto por uns segundos...nunca o tínhamos visto transbordar, saciado...cuspiu a sua gula, mas não perdeu o humor... e sob os risos e deboches de todos, saiu com a seguinte "pérola":

" Urubu que acompanha morcegos, acaba dormindo de cabeça para baixo ."

Saciados estávamos também!