HOUVE UM TEMPO EM QUE HAVIA MUITA MALDADE NA TERRA E ISSO NÃO AGRADAVA A DEUS.
ENTÃO, DEUS ENTRISTECIDO COM OS HOMENS NA TERRA QUE ELE CRIOU COM TANTO AMOR, DECIDIU ACABAR COM TODA ESSA MALDADE.
ASSIM, DEUS APARECEU EM SONHO PARA NOÉ QUE ERA UM HOMEM BOM E JUSTO NO MEIO DE TANTA MALDADE.
DEUS DISSE PARA NOÉ:
- OS HOMENS DESTA TERRA ESTÃO SE COMPORTANDO MUITO MAL E SÃO POUCOS OS HOMENS QUE AINDA SÃO BONS E HONESTOS. ENTÃO, EU VOU DESTRUIR A TERRA, POIS, EU QUERO UMA TERRA RENOVADA SÓ COM HOMENS BONS E HONESTOS.
POR ISSO EU ESCOLHI VOCÊ, MEU BOM NOÉ PARA QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA POSSAM A RECONSTRUÇÃO E O REPOVOAMENTO DESSA NOVA TERRA.
ASSIM DEUS MANDOU NOÉ CONSTRUIR UMA GRANDE ARCA COM VÁRIOS COMPARTIMENTOS. DEPOIS, ELE DEVERIA SELECIONAR UM CASAL DE CADA ESPÉCIE DE ANIMAIS QUE HABITAVAM ESSA TERRA. DEPOIS ELE E SUA FAMÍLIA TAMBÉM DEVERIA ENTRAR NA ARCA E QUE ARMAZENASSE UMA GRANDE QUANTIDADE DE ALIMENTOS PARA QUE NÃO PASSASEM FOME. POIS, ELE HAVIA PREPARADO UM GRANDE DILÚVIO QUE DURARIA QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITE E QUE QUEM NÃO ENTRASSE NA ARCA MORRERIA PELA FORÇA DAS ÁGUAS.
ENTÃO, NOÉ QUE ERA UM HOMEM OBEDIENTE FEZ O QUE DEUS HAVIA MANDADO.
DEPOIS DE MUITO TEMPO, NOÉ TERMINOU A CONSTRUÇÃO DA GRANDE ARCA COM A AJUDA DE SEM, CAM E JAFÉ QUE ERAM OS SEUS FILHOS.
ENTÃO, ERA CHEGADA A HORA DE SELECIONAR UM CASAL DE CADA ESPÉCIE DE ANIMAIS. ASSIM OS ANIMAIS FORAM ENTRANDO NA ARCA.
DEPOIS QUE NOÉ HAVIA FEITO ISSO, ELE CHAMOU A SUA FAMILIA E TODOS ENTRARAM NA GRANDE ARCA E ASSIM QUE A PORTA DA ARCA SE FECHOU, O GRANDE DILÚVIO INUNDOU TODA A TERRA POR QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES.
E ASSIM TODOS OS HOMENS QUE DESAGRADARAM A DEUS E ZOMBARAM DE NOÉ ENQUANTO ELE ESTAVA CONSTRUINDO A GRANDE ARCA, MORRERAM AFOGADOS NAS ÁGUAS DA GRANDE TEMPESTADE.
DEPOIS DE QUARENTA DIAS DE TEMPESTADE SEM PARAR, FINALMENTE O GRANDE DILÚVIO PAROU.
MAS, NOÉ, SUA ESPOSA E SEUS FILHOS COM AS SUAS ESPOSAS. NÃO PODIAM SAIR DA ARCA, POIS, TUDO ESTAVA IMUNDADO PELAS ÁGUAS.
ASSIM NOÉ TEVE QUE ESPERAR APROXIMADAMENTE UM ANO PARA QUE PUDESSE SAIR DA ARCA COM SEGURANÇA.
ENTÃO, ELE SOLTOU UM CORVO PARA VER ATÉ OMDE ELE IRIA, MAS, ELE FICOU VOANDO EM VOLTA, POIS NÃO ENCONTRAVA TERRA FIRME PARA POUSAR. NOÉ DECIDIU NUMA NOVA TENTATIBA SOLTAR UMA POMBA QUE TAMBÉM NÃO ENCONTANDO TERRA FIRME VOLTOU PARA A ARCA.
NOÉ ESPEROU MAIS UMA SEMANA E SOLTOU A POMBA NOVAMENTE E FINALMENTE ELA RETORNOU COM UMA FOLHA DE OLIVEIRA NO SEU BICOE DEPOIS VOOU E NÃO MAIS VOLTOU.
NOÉ ENTENDEU QUE ESSE ERA O SINAL DADO POR DEUS PARA QUE SAÍSSE DA ARCA JUNTO COM SEUS FILHOS E OS ANIMAIS.
ASSIM NOÉ E SEUS FILHOS SAÍRAM FELIZES DA ARCA E PISANDO EM TERRA FIRME.
ISSO ERA O COMEÇO DE UMA NOVA ERA EM QUE TODA A MALDADE HAVIA SIDO VARRIDA DA FACE DA TERRA.
DEPOIS DE SAIR DA ARCA, NOÉ CONSTRUIU UM ALTAR PARA QUE TODOS ADORASSEM A DEUS.
E O DEUS DE ISRAEL FICOU FELIZ COM A ATITUDE DE NOÉ E O ABENÇOOU COLOCANDO UM LINDO ARCO-ÍRIS NO CÉU COMO SINAL DE QUE NUNCA MAIS IRIA DESTRUIR A TERRA COM A CHUVA.
E ASSIM NOÉ AINDA VIU SEUS FILHOS DAREM VIDA A UMA NOVA GERAÇÃO DE HOMENS BONS E HONESTOS QUE APRENDIAM A RESPEITAR DEUS E SUAS LEIS AINDA MENINOS.
NOÉ, HOMEM BOM E JUSTO, VIVEU NOVECENTOS E CINQUENTA ANOS E MORREU NOS DIAS DE ABRAÃO, JÁ NA DÉCIMA GERAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES.
ELE SEMPRE DIZIA PARA OS SEUS NETOS, BISNETOS E TATARANETOS QUE QUANDO OLHASSEM PARA O CÉU E VISSEM UM ARCO-ÍRIS COLORIDO ENTRE AS NUVENS ERA UM SINAL DE DEUS PARA QUE ELES NUNCA SE ESQUECESSEM DA PROMESSA DE UMA NOVA TERRA ABENÇOADA.


























 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 30/08/2019
Reeditado em 23/01/2024
Código do texto: T6733050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.