Wanted, ou Procurado em Português

Vindo de muito longe, escornou o corpo no balcão.

- Senhor...

- Sim, o que desejas.

- Se mal lhe pergunto, devo alguma coisa para o senhor?

- Não. Se nada bebestes ou comestes, nada deves pagar. Por que?

- Quero paz para o meu futuro esquife, começando por quitar as dívidas dele.

- Nobre seu gesto, mas não deves nada para mim.

- Quanto devo pagar por este papagaio?

- O papagaio não está à venda.

- E por esta boneca de pano.

- Emília o nome dela; e também não está à venda.

- Tá certo. Queria ter o que pagar, mas nada tens para me oferecer.

- Tome uma caninha. Houve um Presidente no país vizinho que disse que era o uísque deles. Produto exportação.

- Sei bem, qual foi. Larguei a cachaça onde saí. Não posso e não devo deturpar meus miolos; arruinar minha razão.

- Isso, faz bem; não é o melhor para suas intimidades.

- Futebol à essa hora da manhã na TV?

- É o dia todo; de bem cedo até a madrugada velha.

- Alguém deve estar ganhando com isso. A próxima cidade está quantos quilômetros, daqui?

- Nunca parei para contabilizar a quilometragem, mas imagino uns 50 km.

- Como é o nome dela?

- Santa Theodósia dos Honestos.

- Bem, como bom pagador de dívidas, que sou, passarei distante dela.

- Como se chama o Prefeito de lá?

- Não sei informar; mas dizem que está preso.

- Nada de novidade para os dias atuais. E o nome do Prefeito deste arraial?

- Não temos, somos anarquistas. Sabemos o limite exato entre Deveres e Direitos.

- Ah, sei! Como um sistema, verdadeiramente, democrático inicia?

- Não sei; sou vendedor de caninha!

- Queres dizer, dígno vendedor de caninha?

- Talvez...

- A verdadeira democracia inicia com os deveres de cada cidadão; por isto, estou fazendo a lição de casa.

- O Senhor é formado nessas coisas ligadas à moralidade, ética, Filosofia, ao politicamente correto, Deveres e Direitos? Sempre ouço falar dessas glórias, mas nunca apareceram por aqui. Também, estamos longe de tudo.

- Não; como disse, um honesto pagador de contas e dívidas de meu futuro esquife.

- És diferenciado.

- Diferenciado: taí a desgraça humana! Obrigado pela atenção, Senhor, que nada tens para me vender!

- Bem vindo, sempre! Por mais seres diferenciados no mundo.

.

.

.

O vendeiro comentou com os fregueses: "tem louco para tudo. Nunca vi esse fulano, nem mais gordo, nem mais magro. Sair por esse mundo sem porteiras, batendo de porta em porta, perguntando se deve para o anfitrião do estabelecimento.

.

.

.

Ao cruzar a rua, o Pagador resmungou com os botões de sua camisa:

- Como discriminam os bons pagadores. Certamente já cruzei a fronteira do Brasil com outro país. Na última pesquisa divulgada pelo IBGE daquela província, haviam 2 caloteiros em cada 3 corruptos. Estranhamente, defendidos pela súcia dos Direitos Humanos, para aquele povo, dívida por usar o que comprou e não pagou, não é considerado corrupção; muito menos, ladroagem. Eita povinho rato, sô! Vamos seguindo, uma hora embarafusto com a dívida de meu futuro esquife, afinal, paga-se para tudo.

.

.

.

Mais à frente leu o anúncio afixado no poste: "wanted alive or dead".

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 27/09/2019
Reeditado em 03/10/2019
Código do texto: T6755218
Classificação de conteúdo: seguro