Isso é um conto

Aquiles e Hércules se encontraram pela primeira vez na história da antiga Grécia. Aquiles conhecia a história de seu primo semideus, e a recíproca era verdadeira da parte de Hércules. No entanto, ambos se viam pela primeira vez numa competição de quem era o mais forte.

Homero ouvia tudo de longe para se certificar de que contaria a história de ambos heróis corretamente.

Aquiles olhou para Hércules e disse:

- Por que você acredita ser o maior dos guerreiros gregos, caro primo?

- Diga-me, quem além de mim cortou 8 cabeças de uma hidra?

- De fato, apenas você.

- E por que seria você, o mais forte dos heróis gregos, Aquiles?

- Bem, já fui ferido em várias partes do corpo, porém jamais me derrotaram num campo de batalha. Sou invencível.

- Bem, não posso discordar.

Enquanto os dois guerreiros se gabavam dos seus feitos, Homero ouvia tudo em silêncio, seus olhos não podiam ver como eram esses grandes homens, mas imaginava que renderiam boas histórias.

Então, os juízes chegaram a conclusão de que não havia como mensurar quem era o mais forte, a menos que os dois guerreiros batalhassem.

Hércules balbuciou:

- Como derrotarei uma figura invencível?

Aquiles disse quase que silenciosamente:

- Serei eu capaz de vencer o homem que realizou 12 trabalhos impossíveis para os demais?

Homero, com sua ótima audição, ouviu a tudo e teve uma brilhante ideia. Levantou-se e juntou-se aos demais homens e disse em bom tom:

- Não seria inteligente colocar dois semideuses para lutarem até a morte. Seria bem melhor contar a história desses homens e deixar que cada pessoa tire suas próprias conclusões. Eu me reaponsabilizarei por espalhar os feitos de cada um.

Quando perguntado pelos juízes se essa iniciativa seria decisiva para coroar o mais forte dos heróis, Homero respondeu:

- Não, serão apenas contos. As pessoas ouvirão ou lerão e conhecerão a história de ambos, elas tirarão suas conclusões. Elas dirão para seus filhos e para seus netos quem foram Hércules e Aquiles. Eu não decidirei absolutamente nada e, não posso garantir quem vencerá tal batalha, pois ela perpassará o tempo e eles serão imortalizados pelos seus feitos.

Aquiles e Hércules gostaram de ouvir que seriam imortalizados e perguntaram o que Homero gostaria de obter em troca. Homero, de maneira sucinta e esperta respondeu:

- O que um poeta épico gostaria de receber, além de boas histórias?